A espanhola Indra fechou contrato ao longo de 2015 para fornecer ao Ministério da Defesa Espanhol seis novos simuladores Víctrix de treinamento de operações e formação de soldados.
Dois destes simuladores são destinados à Força Aérea, dois ao Exército, um para a Marinha e outro à Guarda Real. Com os novos contratos, o número de simuladores Víctrix entregues chegam a 34 unidades.
Esses sistemas, desenvolvidos no Centro de Excelência da Indra, em León (Espanha), reproduzem cenários e situações reais, dentro dos quais os soldados desempenham suas operações, permitindo treinamento em um ambiente virtual com emprego da arma de serviço adaptada com um apontador de alvos laser e sistema de recuo.
De acordo com a Indra, o uso do simulador Víctrix pelos diferentes corpos das Forças Armadas proporciona harmonização dos treinamentos e facilita logística e manutenção do sistema.
Desde as primeiras entregas, em 2007, a companhia foi melhorando a parte gráfica e visual do sistema ao mesmo tempo que adaptou o sistema às necessidades especificas de treinamento das Forças Armadas.
Algumas das melhorias realizadas incluem a preparação do sistema para seu emprego com armas de serviço reais, bem como a incorporação de um dispositivo de fogo hostil, projetores de última geração e unidades gráficas e de processo mais potentes. A resolução da pontaria também foi melhorada, o que deu ao usuário maior capacidade para elaborar seus próprios exercícios, e para que possa explorar os dados obtidos durante o exercício.
A companhia trabalha agora na implementação de novas funcionalidades que diferenciam ainda mais o sistema e que permite resposta mais adequada às necessidades de treinamento dos usuários.
Ivan Plavetz