Indonésia mais perto de comprar o M-346 Block 20 após assinatura de carta com a Leonardo

M-346F Block 20 incorpora diversas atualizações ao caça leve /treinador avançado italiano. Foto: Leonardo/Divulgação.

A Leonardo e o Ministério da Defesa da Indonésia anunciaram nesta quarta-feira (4), durante o Singapore Airshow, a assinatura de uma carta de intenções (LOI) voltada à cooperação para o fornecimento de suporte ao caça leve M-346F Block 20. O acordo conta com a participação da empresa local PT ESystem Solutions Indonesia e aproxima ainda mais Jacarta da assinatura de um contrato para a aquisição dos jatos de origem italiana.

De acordo com a Leonardo, a LOI foi firmada após a seleção do M-346F pela Indonésia, anunciada em julho do ano passado. O modelo foi escolhido para substituir mais de 20 aeronaves BAE Hawk Mk.209 atualmente em operação na Força Aérea da Indonésia.

“O programa dará uma contribuição importante ao plano de modernização da frota de aeronaves do Ministério da Defesa, aproveitando a tecnologia avançada e o desempenho do M-346 para substituir aeronaves obsoletas, como o Hawk, entre outras”, afirmou a Leonardo em comunicado divulgado nesta manhã.

Assinatura de acordo de suporte aproxima Leonardo e Indonésia de compra de de caças leve M-346F Block 20. Foto: Leonardo/Divulgação.
Assinatura de acordo de suporte aproxima Leonardo e Indonésia do M-346F Block 20 (Foto: Leonardo/Divulgação)

A proposta apresentada pela fabricante italiana inclui um amplo acordo de compensações industriais, também contemplado na assinatura da carta de intenções. O entendimento prevê a localização de diversos serviços no país, incluindo suporte logístico, manutenção, revisão geral, treinamento e o desenvolvimento de pessoal especializado. Com a formalização da LOI, as partes avançam agora para a próxima fase das negociações, com o objetivo de concluir, em momento oportuno, a assinatura do contrato de aquisição do caça leve, embora ainda não haja um cronograma definido.

Desenvolvido originalmente na década de 1990 em parceria com a russa Yakovlev, o M-346 surgiu como um jato de treinamento avançado e evoluiu para uma plataforma de combate leve multimissão. No segmento de instrução, a Leonardo oferece com o M-346 um sistema completo e integrado de treinamento aéreo avançado, que inclui um sistema de treinamento em solo (GBTS), cenários simulados combinados com voos reais e capacidades adicionais de combate leve para missões ar-ar e ar-solo.

Novo cockpit do M-346F Block 20 inclui um display panorâmico. Foto: Leonardo/Divulgação.
Novo cockpit do M-346F Block 20 inclui display panorâmico (Foto: Leonardo/Divulgação)

Na variante Block 20, a aeronave recebeu atualizações significativas para ampliar suas capacidades de combate. Segundo a Leonardo, o M-346F conta com cockpit equipado com display panorâmico touchscreen, radar de varredura eletrônica ativa (AESA), datalink Link 16, além de novos sistemas de armas e contramedidas eletrônicas. O caça leve pode empregar uma ampla gama de armamentos, incluindo mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder e IRIS-T, bombas guiadas das famílias JDAM e Paveway e mísseis ar-solo Brimstone.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *