Imbel IA2 calibre 7,62 mm será lançado na LAAD Security 2018.

A Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL foi criada em 14 de julho de 1975, por intermédio da lei n 6.227.

Ela é uma empresa Pública dependente, com personalidade jurídica de direito privado, vinculada ao Ministério da Defesa, por intermédio do Comando do Exército.

Todas as imagens e vídeo: Roberto Caiafa

Em 2013, a IMBEL recebeu o título de “Primeira Empresa de Defesa do Brasil”, concedido pelo Ministério da Defesa. A IMBEL é constituída por 05 (cinco) unidades de produção localizadas no Rio de Janeiro (RJ), Magé (RJ), Juiz de Fora (MG), Itajubá (MG) e Piquete (SP).

A sede da empresa está instalada no QG do Exército em Brasília (DF). A IMBEL fabrica armas, munições, explosivos e outros itens e equipamentos importantes destinados às áreas de Defesa e Segurança.

Presente na LAAD Security 2018, que esse ano será realizada em São Paulo, entre os dias 10 a 12 de abril, a Imbel conversou com a redação de T&D sobre as novidades e produtos que serão exibidos naquele evento.

Para falar sobre a empresa, ouvimos o coronel R1 Marcelo Muniz Costa, Chefe da Assessoria de Comunicação Institucional da Imbel.

1- Falando sobre o Imbel IA2, o que houve de novidade após a visita a fábrica no final de 2015, feita por T&D? (assistir vídeo).
Imbel: No segmento de armas, prossegue o desenvolvimento final da linha de Fuzis e Carabinas IA2 no calibre 7,62 mm.
2- como vai a versão 7,62 mm e seu novo design?
Imbel: Faremos o lançamento oficial da Carabina 7,62 mm IA2 na LAAD 2018. O Fuzil se encontra em avaliação no Centro de Avaliações do Exército (CAEx)
3- Quais são os clientes já operadores da arma, no mercado de segurança pública?
Imbel: Cerca de 47% das vendas de Car e Fz 5,56 IA2 realizadas em 2017 foram feitas para as forças de segurança federais e estaduais, dentre elas: Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Polícia Civil de São Paulo (PCSP), Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (SESP/PR), Secretária de Segurança Pública do Pará (SSP/PA), Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP/MG), Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP/SP), Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (SEJUS/CE), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul (SEJUSP/MS).
4- Quais são os operadores estrangeiros da arma?
Imbel: Estamos em fase de estudos e entendimentos para exportação da linha de fuzis e carabinas 5,56 IA2.
5- Qual o estágio atual de desenvolvimento da versão em calibre 5,56mm
Imbel: Os Fz e Car 5,56 IA2 são produtos acabados em franca comercialização. Naturalmente, pequenas alterações e/ou aperfeiçoamentos poderão ser feitos em decorrência das solicitações apresentadas pelos clientes.
6- Como está o ritmo das entregas ao Exército Brasileiro?
Imbel: Apesar do ritmo de encomendas oscilar em razão dos cortes e restrições orçamentários aplicadas pelo governo federal, a programação  de substituição paulatina do FAL vem sendo executada a contento.
7- Qual a linha de produtos a ser exposta na LAAD Security 2018?
Imbel: Vamos expor todas as Pistolas que fabricamos, as facas de combate/trincheira IA2 e AMZ, a linha de produtos IA2 e o Fuzil Sniper (arma longa de precisão) AGLC .308

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No mês de março de 2024, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) recebeu uma unidade...

Na manhã de hoje, 27 de março, ocorreu a cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), o terceiro...

Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e...

Santiago Rivas (*) Após a aprovação dos recursos pelo Ministério da Economia da Argentina, no dia de ontem, 26 de...

Comentários

EM BREVE