Durante a visita de orientação técnica da Diretoria de Fabricação (DF), do Exército Brasileiro (EB), na Comissão de Absorção de Conhecimentos e Transferência de Tecnologia na IDV (CACTTIV), realizada entre os dias 25 e 27 de novembro na planta da empresa, em Sete Lagoas (MG), foi apresentado o CTM (Centro de Treinamento Móvel) da viatura blindada multitarefa (VBMT) 4X4 Guaicurus.
O CTM é um dos resultados do Acordo de compensação decorrente da compra do primeiro lote de 32 unidades, sendo finalizado para entrega contratual em dezembro do presente ano. Com o desenvolvimento totalmente nacional, o CTM cumpre o papel de meio auxiliar de instrução (MAI) para sua viatura base. Assim, tem como principal objetivo apoiar a capacitação dos usuários da viatura em questão, tanto para as atividades de operação quanto de manutenção.



Trata-se de um projeto ímpar, no qual os engenheiros militares da CACTTIV participaram ativamente junto aos colaboradores da empresa de todas as etapas do seu desenvolvimento, desde a concepção até a montagem final do protótipo, em uma dinâmica de “on the job training”. Tal atividade, além de resultar em mais um produto nacional para o EB, capacitou dois militares a conduzirem projetos similares no futuro.
Semelhante a outros projetos dos Programas Estratégicos do Exército, o CTM da VBMT 4X4 Guaicurus é mais um exemplo da capacidade da Base Industrial de Defesa (BID) do país, reforçando a sua competência nas atividades de PD&I na área de defesa e incrementando a soberania nacional.
Com informações e imagens da Diretoria de Fabricação

Veja mais sobre o CTM, na edição 177 da revista Tecnologia e Defesa
Uma resposta
Veículo totalmente nacional. É isso aí. Que venham muitas encomendas deste veículo para as forças; quem sabe, para as três forças.