IAI revela novo avião de patrulha marítima

0
4220
Fotos 1 e 2 ELI-3360
A IAI é pioneira no emprego de aviões corporativos de alta performance como plataformas MPA. (Imagem: IAI)

A Israel Aerospace Industries (IAI) está desenvolvendo um novo tipo de avião de patrulha marítima (MPA – Maritime Patrol Aircraft) baseado em um modelo de jato corporativo, segundo informou a empresa.

O ELI-3360 MPA incorpora vários sistemas e sensores desenvolvidos pela IAI para um variado leque de missões, incluindo vigilância marítima, combate contra navios de superfície (ASuW), combate antisubmarinos (ASW) e missões de busca e salvamento (SAR).

A suíte de sistemas de missão específicas compreende um radar de patrulha marítima ELTA EL/M-2022, um sistema de sensoriamento eletro-óptico (EO/IR), um sistema ESM (Electronic Support Measures – Medidas de Suporte Eletrônico) e de inteligência eletrônica (ELINT) modelo ELL-8385, um sistema de guerra eletrônica (EW) e autoproteção, bem como um sistema de comunicações via satélite (SATCOM).

De acordo com a IAI, a suíte integrada multimissão de comando e controle (C2) inclui consoles multifuncionais para os operadores e um sistema de gerenciamento de armas que controla os pontos duros instalados sob as asas da aeronave.

Não foi divulgado quando a nova plataforma estará pronta para operar ou se já existem interessados.

Ivan Plavetz