IA-100B Malvina realiza seu primeiro voo

Santiago Rivas (*)

Após um atraso de onze dias, devido à crise interna da empresa, a Fábrica Argentina de Aviones “Brigadeiro San Martín” S/A (FAdeA) concluiu o primeiro voo do seu novo treinador primário IA-100B Malvina na manhã de hoje, 20 de maio, na pista da Escola de Aviação Militar, na cidade de Córdoba, Argentina.

O IA-100B é um desenvolvimento do demonstrador IA-100 que voou em 2016, embora tenha sido completamente redesenhado, incluindo, entre outras mudanças, a adição de um terceiro assento e a troca do motor de 180 cv por um de 260 cv, bem como a utilização de outra técnica de construção para sua célula em materiais compósitos, utilizando o sistema prepreg.


O projeto foi lançado em 2020 atendendo a uma solicitação da Força Aérea Argentina (FAA), que inicialmente pretendia incorporar 25 aeronaves, número que depois foi reduzido para apenas dez.

A aeronave é composta de 85% de materiais compostos, utilizando o processo de pré-impregnação, que proporciona uma qualidade muito melhor do que o laminado úmido usado no demonstrador original.

A nova aeronave conta com visibilidade aprimorada e um dossel mais alto, aviônicos digitais VFR/IFR personalizados e um cockpit projetado pela Redimec que é mais simples do que o do demonstrador de tecnologia, com assentos lado a lado e um terceiro assento na parte traseira para voos de conexão. O motor é um Lycoming AEIO-540-D4A5 de 260 hp com hélice Hartzell, preparado para voo invertido para acrobacias aéreas.

Espera-se que a aeronave atinja uma velocidade de 155 nós, com um estol de 57, um alcance de 1.060 km, uma autonomia de 4,5 horas, um teto de serviço de 18.000 pés e um fator de carga de +6G e -3G.

Embora que, em 2020, o planejamento previa que o protótipo estivesse pronto em 2021, com  entregas iniciando em 2022, isso provou ser excessivamente otimista, e a construção do protótipo começou somente em meados de 2023, com progresso muito lento até 2024 e conclusão somente em março de 2025.

Agora, espera-se que o programa de testes progrida e quaisquer mudanças resultantes possam ser implementadas em aeronaves de produção.

(*) Santiago Rivas é jornalista e fotógrafo argentino especializado em defesa, editor da revista Pucará Defensa e colaborador de Tecnologia & Defesa na Argentina

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