O Ministério da Defesa da Argentina, conduzido por Julio Martinez, informou que foi realizado com êxito o primeiro voo de provas do avião demonstrador de conceito IA 100, projetado e fabricado pela Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA).
O protótipo, comandado pelo piloto Pablo Reynoso, decolou da pista da FAdeA localizada em Córdoba e permaneceu no ar 58 minutos a uma altitude de 5.000 pés na vertical da fabrica. De acordo com o comunicado, durante o voo inaugural foram testados os sistemas de aviônicos embarcados de última geração desenvolvidos pela FAdeA.
Entre os objetivos do desenvolvimento do IA 100 é adquirir experiência ao produzir pela primeira vez na história da companhia uma aeronave inteiramente em material composto integrando no projeto diversos parceiros argentinos favorecendo a indústria aeronáutica local. O voo inaugural de ensaio é parte de um conjunto de etapas para alcançar a validação do projeto.
O desenvolvimento desse demonstrador tecnológico é um projeto iniciado há 18 meses e servirá de base para o desenho de um avião moderno que permita atender as necessidades de treinamento elementar tanto das Forças Armadas quanto da aviação civil, bem como para disputar o mercado de exportação.
Ivan Plavetz