Honduras negocia navio de desembarque com Colômbia

0
1966

O ministro da Defesa da Colômbia, Luis Carlos Villegas e seu homólogo hondurenho, Samuel Armando Reyes, assinaram um memorando de entendimentos correspondente à venda de um novo navio de desembarque anfíbio para a Marinha de Honduras.

O estaleiro estatal colombiano COTECMAR construirá o navio que recebeu a designação de produção Buque de Apoyo Logístico – Cabotaje (BAL-C). A embarcação de 45,8 metros de comprimento do tipo Buque de Desembarco Anfíbio (BDA), terá o design baseado nos ARC Golfo deTribugá e ARC Golfo de Urubá que estão em serviço na Marinha da Colômbia que pretende adquirir oito unidades.

Em Honduras, o navio será empregado em tarefas de suporte logístico, humanitárias e de operações de desembarque anfíbio.

A capacidade do navio é da ordem de 200 toneladas de carga ou de 50 metros cúbicos de volume. Ele tem espaço para acomodar 250 pessoas no convés principal que pode receber uma cobertura e mais 72 no compartimento de carga. Possui rampa basculante para veículos e pode embarcar quatro viaturas blindadas dependendo da configuração e dois barcos de patrulha ribeirinha tipo LPR de 13 metros.

Santiago Rivas