O Centro de Treinamento da Helibras, localizado em Itajubá (MG), ampliou sua oficina de instrução prática com a instalação de conjuntos mecânicos reais dos helicópteros EC225 e EC725 para a qualificação de técnicos especializados nesses modelos.
Os materiais utilizados são as caixas de transmissão principal, traseira e intermediária, a cabeça do rotor principal, o trem de pouso, as pás e o bloco hidráulico. Por meio deles, o aluno tem a possibilidade de praticar diversas atividades que antes eram apenas simuladas por questões de segurança.
“No treinamento com os conjuntos mecânicos, o aluno pratica os procedimentos de manutenção previstos nos cartões de trabalho da documentação técnica do helicóptero com a supervisão do instrutor, solução que o torna mais seguro com relação à atividade e melhor preparado para aplicá-la sozinho”, destacou Cintia Trentini, gerente do Centro de Treinamento da Helibras.
Foram qualificados pelo CT da empresa cerca de 400 profissionais nos modelo EC225 e 725 entre pilotos, mecânicos e técnicos para familiarização com as aeronaves.
As aulas oferecidas possuem caráter teórico e prático, desenvolvendo atividades com peças reais e tarefas essenciais realizadas no helicóptero.
Além dos conjuntos mecânicos disponíveis, o Centro de Treinamento também possui ferramentas especiais, simuladores e emuladores dos diversos sistemas aviônicos instalados nos helicópteros para que o aluno termine seu treinamento capacitado a realizar a manutenção do modelo estudado com eficiência.
Ivan Plavetz