Helibras participa do XV SENABOM

Imagem 2 SENABOM-Helibras
Helicóptero EC 145 empregado em missões aeromédicas pelo governo de Minas Gerais. (Imagem: Helibras)

A Helibras está participando do 15º Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM) e da 2ª Feira Nacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (FIPIE). Os eventos ocorrerão simultaneamente entre hoje e a próxima sexta-feira em Goiânia (GO). No encontro, serão destacadas as vantagens operacionais dos helicópteros H130, H135 e H145 configurados para missões de resgate e transporte aeromédico.

Também ficará em exposição na área externa da mostra um helicóptero monoturbina leve H130, considerado pela Helibras um dos modelos mais apropriados para as atividades de resgate aeromédico. Capaz de realizar uma ampla gama de missões, o modelo permite operações com dois pilotos, um paciente deitado em maca acompanhado por médico, um socorrista, um tripulante operacional e equipamentos necessários para prestar assistência emergencial a bordo, configuração adotada conforme legislação do Ministério da Saúde.

Os três modelos (H130, H135 e H145) já atuam no Brasil em atividades de resgate e transporte aeromédico. O Estado do Paraná conta com um EC130 que realiza serviços aeromédicos e apoio à população paranaense. O EC135 foi o helicóptero escolhido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e opera desde 2011.

Já a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) utilizam um EC145, helicóptero adquirido no ano passado, exclusivamente para operações médicas. Além de Minas Gerais, os estados da Bahia, Maranhão e Ceará também empregam a aeronave em missões aeromédicas.

Imagem 3 SENABOM-Helibras
A Helibras também planeja e executa as configurações aeromédicas dos seus helicópteros. (Imagem: Helibras)

Além de fabricante, a Helibras também trabalha no desenvolvimento de kits aeromédicos e equipamentos específicos que constituem soluções personalizadas para apoiar tais missões. A partir das necessidades do setor, a empresa busca integrar equipamentos e sistemas de última geração em seus helicópteros, da mesma forma como acontece com aqueles utilizados por importantes operadores aeromédicos nos Estados Unidos e Europa.

A Helibras terá um estande na área interna da FIPIE e essa será sua segunda participação consecutiva na feira, considerada um dos eventos mais conceituados no quesito de prevenção e combate a incêndios do País.

Ivan Plavetz

COMPARTILHE