Helibras entrega novo EC145 para o Estado do Rio de Janeiro

0
2663
(Imagem: Helibras/Felipe Christ)

A Helibras entregou para a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SSPRJ)  o primeiro de dois novos helicópteros EC145 para uso policial e de vigilância.

As aeronaves são consideradas ferramentas essenciais para o Sistema de Inteligência que o Estado prepara para receber os Jogos Olímpicos.

O EC145 foi produzido na unidade da Airbus Helicopters da Alemanha e recebeu, no Brasil, a integração do mais moderno e avançado sistema de segurança, o C2I. “Além do avanço para o operador, é também um passo importante para a engenharia da Helibras que vem desenvolvendo projetos estruturados, de alta tecnologia e específicos para a realidade brasileira. O sistema é completamente novo, projetado por nossos engenheiros e o EC145 do Rio é a primeira aeronave biturbina a contar com esse avanço no país”, disse Dominique Andreani, vice-presidente de Negócios e Serviços.

A versão compreende a instalação de um conjunto de equipamentos para vigilância aérea, como rádio policial tático, imageador térmico (FLIR), gravador de imagens e console tático de missão e de transmissão de imagens em tempo real, estando completamente equipado e apto para operar na segurança do grande evento esportivo. O EC145 ainda dispõe de gancho de carga, assentos de tropa, farol de busca, alto falantes e capacetes com óculos de visão noturna (NVG) para operação a noite.

“É uma evolução também para a segurança pública do Rio de Janeiro, que com o EC145 equipado se iguala à Metropolitan Police da Inglaterra, organização que também utilizou o mesmo modelo de aeronave, com muito sucesso, durante os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres”, destacou Mauro Ayres, gerente de vendas governamentais da empresa.

A aquisição dos helicópteros foi feita por meio de pregão presencial, vencido pela Helibras em fevereiro de 2014 para fornecimento dos dois EC145.

Além das aeronaves, o contrato prevê um pacote completo de treinamento de pilotos com atividades teóricas e práticas, já executadas pelo Centro de Treinamento da Helibras, em Itajubá, além de aulas práticas em simulador de voo, curso de formação em voo por instrumentos e a adaptação de mecânicos em célula e motor.

A parceria entre a fabricante de helicópteros Helibras e a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro também está estendida para manutenção das duas aeronaves por dois anos.

O segundo helicóptero do modelo, com a mesma configuração, será entregue ao Estado no final do mês de julho deste ano.

Ivan Plavetz