Helibras entrega mais um Fennec modernizado para o Exército

0
2284
A aeronave será empregada pelo CIAvEx (Imagem: Helibras)

A Helibras entregou em junho o 11º Fennec modernizado para a Aviação do Exército (AvEx). O helicóptero ficará baseado na sede do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx) localizado em Taubaté (SP), e será utilizado pelo Centro de Instrução da Aviação do Exército (CIAvEx).

A partir desta unidade, novos pilotos poderão ser treinamentos para operação, bem como familiarizados com as mudanças e novos sistemas que foram implantados na aeronave após a sua modernização.

Na fábrica da empresa, em Itajubá (MG), outros três  Esquilo/Fennec da AvEx passam pelo mesmo processo e têm previsão de entrega para este ano. O primeiro Fennec modernizado voltou à AvEx em 2014. O último helicóptero do contrato envolvendo 36 unidades tem previsão para 2019.

Os Esquilos e Fennecs que já passaram pela modernização contam com um novo glass cockpit (telas digitais), piloto automático de dois eixos, novos sistemas de comunicação e navegação, sistema de back up digital, compatibilização da iluminação interna e externa com óculos de visão noturna (NVG), bancos com capacidade de absorção de energia gerada por impacto e ajuste em altura, proteção balística, novos braços, suporte para armamento e degraus alongados.

Ivan Plavetz