Helibras entrega 16º Fennec modernizado para o 1º BAvEx

A Helibras entregou no  final de agosto mais um Fennec modernizado para o 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx).

Esta foi a segunda aeronave entregue no ano e a 16º do contrato firmado em 2011, que prevê a modernização de 36 unidades.

O helicóptero, na versão militar do tradicional Esquilo, ficará baseado em Taubaté (SP), sede do Comando de Aviação do Exército Brasileiro.

O Fennec AS 550 A2 modernizado poderá representar a transição para um helicóptero de ataque genuíno, dentro da Aviação do Exército Brasileiro. (Imagem: Roberto Caiafa)

A aeronave modernizada, que está sendo utilizada no treinamento dos pilotos para familiarização, recebeu um sistema glass cockpit, novos sistemas de comunicação e navegação digital, piloto automático dois eixos, novo braço de armamento, entre outros.

Em 2017 está prevista ainda a entrega de outras duas unidades modernizadas do Fennec.

NOTA do AUTOR:

Estudos em curso no Comando de Aviação do Exército indicam fortemente a criação de uma unidade com 12 aparelhos modernizados AS 550 A2 Fennec artilhados como solução doutrinária de “transição” até que uma melhor condição orçamentária permita a aquisição de um helicóptero de ataque genuíno.

A combinação foguetes + armamento de cano (canhão ou metralhadora) não atende questões como alcance e letalidade/precisão, além de expor o AS 550 A2 a fogo inimigo.

O uso de ATGM (míssil antitanque guiado) leve, na classe de 4 km de alcance, e sensores associados de aquisição dia/noite tornam-se mandatórios para garantir um mínimo de eficácia a proposta.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Na tarde de hoje, 27 de maio, um comboio com três viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 Guarani,...

No dia de hoje, 24 de maio, a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency – DSCA)...

A capital turca, Istambul, foi palco de discussões sobre segurança e defesa nos dias 21, 22 e 23. A Feira...

De acordo com a portaria nº 443-COTER/C Ex, o Exército Brasileiro (EB), através do Comando de Operações Terrestres (COTER), constituiu...

Comentários

DISPONÍVEL