A Helibras anunciou o nome do novo presidente da empresa, em substituição a Eduardo Marson, que depois de seis anos e meio à frente da empresa, e com duas prorrogações, deixa a companhia para desenvolver novos projetos. Richard Marelli, engenheiro aeronáutico que ocupa a vice-presidência de Operações, assumirá o posto na fabricante de helicópteros.
Marelli tem 58 anos, é francês e está no Brasil desde 2010, comandando em Itajubá, sede industrial da Helibras, as áreas de Gestão de Suprimentos, Linhas de Montagem , Manutenção (MRO), Centro de Engenharia e Programas. O executivo atua no grupo Airbus Helicopters há mais de 30 anos, tendo participado ativamente na engenharia de protótipos dos helicópteros Dauphin e Super Puma, e como responsável pelo departamento de Integração de Sistemas e pelo Centro Industrial de Elétrica, além de ter sido o diretor das linhas de montagens do NH90.
No Brasil, foi diretor do programa H-XBR desde o início, vice-presidente industrial e executivo, estando envolvido no processo de transferência de conhecimento e no salto tecnológico experimentado pela empresa.
A Helibras também promoveu uma reestruturação no organograma, seguindo diretrizes globais implantadas pela Airbus Helicopters, alinhadas às metas de satisfação do cliente e eficiência de recursos. A empresa reduziu o número de vice-presidências e integrou setores que trabalham diretamente na busca pela qualidade do atendimento.
Pela nova estrutura, a antiga vice-presidência de Suporte & Serviços teve algumas atividades integradas à vice-presidência de Operações e outras à área comercial, esta sob nova nomenclatura – Negócios & Serviços – que será comandada pelo executivo Dominique Andréani.
Andréani tem 42 anos, possui dupla cidadania (alemã e francesa) e formou-se engenheiro mecânico com especialização em logística e gestão industrial. O novo vice-presidente foi diretor comercial da Airbus Helicopters no Chile e integra o grupo desde 2001, tendo ocupado cargos de gerência no México, na Alemanha e França.
Ivan Plavetz