H160 recebe validação aeromecânica

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(Imagem: Anthony Pecchi)

A Airbus Helicopters anunciou na última semana a validação da configuração aeromecânica do seu novo helicóptero H160, um marco fundamental que permite às equipes do programa confirmar aspectos chave de design e desempenho do helicóptero bimotor da próxima geração.

“Graças às mais de 200 horas acumuladas de testes em voo, e com a realização deste marco formal do programa, temos confirmado vários pontos  chave do design e até mesmo ultrapassamos algumas metas teóricas quando testadas em ambiente real”, disse Bernard Fujarski, vice-presidente sênior encarregado do programa H160.

“Com o envelope de voo do helicóptero agora totalmente aberto, estamos confiantes de que nosso helicóptero de última geração irá definir novos padrões de experiência de voo para os passageiros e tripulações”, acrescentou.

Durante a campanha de ensaios em voo, realizada com dois protótipos na sede da empresa, em Marignane, França, o H160 demonstrou níveis excepcionalmente baixos de vibração e notáveis níveis de estabilidade, estabelecendo novos padrões de referência nesses quesitos.

Configuração aeromecânica do H160 recebe validação. (Imagem: Anthony Pecchi)
Configuração aeromecânica do H160 recebe validação. (Imagem: Anthony Pecchi)

“Desde o lançamento do programa os níveis de vibração tem sido um objetivo prioritário e os resultados observados nos dão confiança de que o H160 irá estabelecer novos padrões de conforto para todos os segmentos de missões, desde o aeromédico até o transporte executivo. Estamos ansiosos para que nossos clientes experimentem essa sensação”, acrescentou Fujarski.

Os próximos passos da campanha de voo vão colocar a aeronave à prova em climas quentes, durante o verão, e continuar testando o desempenho dos motores Arrano, agora implantados nos dois protótipos, bem como testes em baixas temperaturas, no final do ano. Um terceiro protótipo, já em fase avançada de construção, vai participar do programa de ensaio em voo em 2017 para apoiar o processo de certificação e entrada do H160 em serviço.

Ivan Plavetz