Durante a visita do presidente da Guatemala, Jimmy Morales, à Argentina, a compra de dois aviões Pampa III que serão usados para monitorar as fronteiras foi concluída, informou uma fonte oficial.
Segundo comunicado do governo argentino, a venda da aeronave foi feita no valor de US $ 28 milhões e incluirá serviços de treinamento e manutenção de pilotos.
#Transparencia | Ministro Luis Miguel Ralda: “Hicimos las consultas con los entes responsables para poder llevar a cabo este convenio de cooperación con la República de Argentina” pic.twitter.com/5Q5ZaBDwE9
— Gobierno Guatemala (@GuatemalaGob) July 3, 2019
“Estamos muito entusiasmados com este projeto, não se trata apenas de levar dois aviões para o país, mas está carregando todo um sistema, onde temos assistência com todo o treinamento que será necessário para os pilotos. Todo um conceito de interceptações aéreas para a luta contra o tráfico de drogas e, claro, a possibilidade de sempre gerir o cuidado da soberania aérea do nosso país “, disse Morales no aeroporto.
A aeronave, que será usada para treinamento de pilotos e controle de fronteiras do país da América Central, será entregue nos próximos meses.
Os presidentes Jimmy Morales e Mauricio Macri se dirigiram ao Aeroporto El Palomar, o ato formal da transação dos dois aviões Pampa III, fabricados pela empresa FAdeA.
Posteriormente, os chefes de estado realizaram uma reunião na residência em Olivos, onde discutiram o comércio entre os dois países.
Até o momento, a Guatemala é o maior parceiro comercial da Argentina na América Central e ambos os países buscam continuar com o fortalecimento do comércio bilateral para aproveitar o potencial de ambas as economias.
O ministro da Defesa Nacional, Luis Ralda Moreno, participou da reunião; A chanceler Sandra Jovel; o embaixador da Guatemala na Argentina, Rony Abiu Chali López. Também participaram autoridades argentinas como o chanceler Jorge Faurie; o ministro da Defesa, Oscar Aguad, entre outros.
Pampa III
O Pampa III é um avião de treinamento básico avançado que é usado pelos cadetes da Força Aérea Argentina para aprender a voar, e também desempenha um papel importante no controle e na proteção da fronteira.
A nova versão do dispositivo recebeu o certificado de aprovação concedido pela Direção Geral de Aeronavegabilidade Militar Conjunta (DIGAMC) em 2018.
É versátil, moderno e econômico e concorre com as melhores aeronaves do mundo em termos de design e tecnologia de ponta.
#Seguridad | Ministro Luis Miguel Ralda: “Los sistemas adquiridos van a permitir a Guatemala poder proteger su espacio aéreo, velar por su soberanía y hacer frente a las amenazas transnacionales” pic.twitter.com/qe2lvlcL0O
— Gobierno Guatemala (@GuatemalaGob) July 3, 2019
#Seguridad | Ministro Luis Miguel Ralda: “En el país no se cuenta con naves de interceptación. Se hicieron todos los estudios, análisis y seminarios para determinar que este era el avión idóneo para tener en la Fuerza Aérea de Guatemala” pic.twitter.com/e4Cpb9f3VM
— Gobierno Guatemala (@GuatemalaGob) July 3, 2019
Resposta de 0
Incrível:
“O Pampa III é um avião de treinamento básico avançado que é usado pelos cadetes da Força Aérea Argentina para aprender a voar”…
Puxa vida a coisa tá moderna,os caras aprender a voar!
“concorre com as melhores aeronaves do mundo em termos de design e tecnologia de ponta.”…
Rapaz,esse Pampa heim?Quem diria…