Governo do Paraná e Tatra Trucks próximos de assinar protocolo para construção de fábrica

Diretores da Tatra Trucks deverão retornar ao Paraná dentro das próximas semanas para oficializar a instalação da fábrica de caminhões em Ponta Grossa. Essa formalização deverá ocorrer no final do mês de agosto, através da assinatura do protocolo de intenções com o Governo do Estado. A informação desse encontro com o Governo, que comprova a manutenção da intenção da empresa de investir em Ponta Grossa, foi revelada pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro Neto.

Essa vinda, a princípio, estava marcada para o início de agosto, mas o avanço do novo coronavírus no país. “Eles tinham encontro com o governador no dia 5 de agosto”, antecipou Loureiro. A recomendação de não vir para o país, que registra há dois meses uma média de mil mortes por dia, teria vindo da embaixada da República Tcheca. Diante disso, a perspectiva é de que essa vinda ocorra no final do mês de agosto – o dia exato ainda não foi fechado.

Enquanto isso por aqui, há o processo da criação do CNPJ da Tatra Trucks do Brasil (TatraBras), para a instalação da primeira fábrica do grupo fora da Europa. Também já foi executado, em Ponta Grossa, o projeto de construção do galpão que será ocupado pela empresa para a produção dos caminhões, em um condomínio industrial às margens da BR-376, no Distrito Industrial de Ponta Grossa. Assim que haja a assinatura dos contratos, já com o CNPJ, deverão começar a chegar as máquinas e equipamentos para a produção dos veículos no município.

Dessa forma, o objetivo é iniciar a montagem da indústria neste segundo semestre, para iniciar as operações ainda em 2021, como a empresa já havia previsto. O projeto completo para a implantação da fábrica, que contém o valor a ser investido na cidade, bem como o corpo diretivo da planta fabril, deverá ser apresentada nas próximas semanas, quando houver a assinatura dos protocolos com o Governo do Estado. A instalação da empresa deverá ser feita mediante a adoção do programa de benefícios fiscais Paraná Competitivo.

 

Empresa pretende fabricar o modelo Phoenix 6×6 e 8×8

Um dos principais diferenciais da Tatra é a tecnologia exclusiva de mobilidade dos chassis e eixos, com tração integral, seja 6×6 ou 8×8 no caso dos caminhões, ou até mais eixos em casos de chassis para uso militar. Isso possibilita que os veículos da marca se adaptem da melhor forma a quaisquer tipos de terreno. Por esse motivo, os veículos da marca tcheca são utilizados para fins militares, mineração, extração de petróleo, extração de madeira, construção civil, entre outros. A princípio, a empresa irá produzir em Ponta Grossa o modelo Tatra Phoenix Euro 6, nas versões de tração 6×6 e 8×8.

O Exercito Brasileiro recebeu, no final do ano passado, alguns caminhões 8×8 Tatra T 815-2, de 12 ton, para transporte de seções da Portada IRB System (Foto: 5º BE Cmb Bld)

Fonte: Rede Paraná de Notícias

 

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Comentários

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  1. Notícia excelente, vai facilitar projetos futuros como obus sobre rodas e sistemas de defesa antiaérea sobre rodas .

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