Gericinó volta a receber o tradicional “Tiro do Recruta”

0
2911
(Imagem: Exército Brasileiro)

Organizada pela Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1), foi retomado no Campo de Instrução de Gericinó, no último dia 8, o tradicional “Tiro do Recruta”, uma demonstração de todos os materiais de Artilharia existentes no Rio de Janeiro, direcionada para jovens soldados recém-incorporados ao Exército.

A demonstração teve início com a contextualização do emprego da Artilharia numa situação tática, na qual a 1ª DE conduziu um ataque coordenado, seguido de uma operação de junção com a Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt). Em seguida, houve a execução de tiros indiretos por baterias do 31º Grupo De Artilharia De Campanha Escola (31º GAC Es) e do 11º GAC e a execução de tiro direto, simultaneamente a uma demonstração do material de todas as Unidades participantes.

Imagem 2 Tiro de Recruta
Durante o Tiro de Recruta houve demonstrações de todos os materiais de artilharia existentes no Rio de Janeiro. (Imagem: Exército Brasileiro)

Este ano, a coordenação coube ao 11º Grupo de Artilharia de Campanha (11º GAC), mas todas as organizações militares de Artilharia da Vila Militar fizeram-se presentes com seu material de dotação: o 31° Grupo de Artilharia de Campanha Escola (31º GAC Es), o 8º Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista (8º GAC Pqdt), a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), o 1º Grupo de Artilharia Antiaérea (1º GAAAe)  e a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Paraquedista (21ª Bia AAAe Pqd).

Após as palavras do general-de-exército Campos, a atividade foi encerrada com todos entoando juntos a última estrofe da Canção da Artilharia, simbolizando a reverência dos militares de ontem, de hoje e do futuro ao Patrono da Artilharia, Marechal Mallet.

Ivan Plavetz