O primeiro dos seis jatos IU-50 que irão compor a nova frota do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV) aterrissou no Aeroporto Santos Dumont na última semana, sede dessa unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
O anúncio da aquisição desses aviões-laboratório, cujas plataformas de voo são baseadas no Legacy 500 da Embraer, aconteceu em maio de 2014 como parte do Projeto I-X.
Como substitutos do Bandeirante IC-95 B/C, os IU-50 serão empregados como aviões-laboratório na Inspeção de Voo e Radiomonitoragem em todo o território brasileiro. A Inspeção de Voo tem como principal objetivo garantir qualidade e segurança dos meios de auxílio à navegação aérea, aproximação e pouso.
Atendendo aos novos padrões de navegação aérea que surgiram com a implantação do Projeto Sirius, a entrada em serviço do IU-50 no GEIV significará um salto de qualidade do organismo na atividade de inspeção de voo, não apenas pelas funcionalidades da plataforma, mas também pelo emprego de instrumentação de bordo de geração avançada específica para o serviço como o UNIFIS 3000.
A entrega do último exemplar do lote está prevista para acontecer em novembro de 2017.
Ivan Plavetz