Fundação Ezute e a competição de Engenharia Aeronáutica nos Estados Unidos

0
1788
Imagem 1 Fundação Ezute-SAEAeroDesign
(Imagem: Divulgação Leviatã/ITA)

Dando continuidade aos projetos de Responsabilidade Social em Educação, a Fundação Ezute se tornou uma das patrocinadoras da equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São José dos Campos (SP), que vai participar da competição internacional SAE AeroDesign East em Fort Worth (Estados Unidos), entre os dias 11 e 13 de março.

O desafio lançou aos estudantes de engenharia construir uma aeronave capaz de lançar, em pleno voo, em altura determinada, um pacote de ajuda humanitária em alvo demarcado.

A edição 2016 da SAE AeroDesign East tem 75 times inscritos de diferentes países. A equipe do ITA tem histórico de bons resultados na disputa, como o vice-campeonato em 2002, 4º lugar em 2004, 5º lugar em 2011 e 3º lugar em 2012.

Em 2016 os integrantes da Leviatã vão apresentar dois aviões controlados por rádio que foram concebidos, projetados, documentados e construídos pela equipe de 12 estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia Aeronáutica do ITA. Os aviões têm 440 centímetros de envergadura e foram feitos com materiais como madeira balsa, espuma de PVC Divinycell® e fibra de carbono. Cada avião tem um motor à combustão (modelo R46CR, fabricado pela Novarossi®) e uma câmera conjugada com sistema de transmissão de imagens, em tempo real, a fim de auxiliar a ejeção das cargas.

A equipe Leviatã conquistou a vaga para competir na SAE AeroDesign East quando foi eleita como a grande campeã, em 2015, da classe “Advanced” na SAE Brasil AeroDesign, realizada em São José dos Campos (SP). Trata-se da categoria com os projetos mais complexos da competição, que também é composta por outras duas modalidades: Micro e Regular.

Imagem 2 Fundação Ezute-SAEAeroDesign
Protótipo brasileiro que participará da competição internacional SAE Aero Design East, nos Estados Unidos. (Imagem: Divulgação Leviatã/ITA)

A Leviatã será a única equipe brasileira inscrita na categoria mais avançada da SAE AeroDesign East. “Se vencermos, evidenciaremos a posição do ITA como referência mundial na construção de aeronaves de pequeno porte e reforçaremos a importância do país no setor aeroespacial”, contou o estudante Rafael Prado, membro da equipe.

“Apoiamos iniciativas que se dedicam à projetos complexos e à inovação. Temos que estimular esse segmento no Brasil. Estamos orgulhosos por contribuir para que esses meninos brilhem lá fora e mostrem que nosso país, apesar das dificuldades que está vivendo, tem gente qualificada e pronta para aprimorá-lo”, disse Tarcísio Takashi Muta, presidente da Fundação Ezute.

Assista ao vídeo do voo do protótipo da Equipe Leviatã

Sobre a Ezute

A Fundação Ezute é uma organização que atua em Engenharia de Sistemas, prestando serviços intensivos em conhecimento para, em parceria com o cliente, conceber, especificar, planejar e implementar projetos complexos. A Ezute tem origem em uma fundação designada pelo Governo Federal para ser a instituição integradora do projeto SIVAM/SIPAM (Sistema de Vigilância da Amazônia / Sistema de Proteção da Amazônia). Tem atuado em projetos estruturantes, sistemas tecnológicos complexos, absorção e desenvolvimento de novas tecnologias e no apoio à gestão de programas estratégicos, tanto na área civil quanto na de defesa.

Ivan Plavetz