O Serviço de Manutenção da Força Aérea do Peru (SEMAN FAP) está contratando a manutenção de mais seis aeronaves Sukhoi Su-25 de apoio aéreo próximo/ataque ao solo.
Esses aviões estão baseados na Base Aérea El Pato, em Talara.
Das 18 unidades restantes do tipo na FAP, 10 estão sendo modernizadas.
O programa de manutenção do Su-25, em seu início, superou várias desvantagens e óbices conjunturais, entre as quais a lentidão para alocar recursos orçamentários, não atribuíveis a FAP, e diferenças de critério em relação às proporções de trabalho a ser realizado por cada uma das entidades participantes.
A situação chegou a tal ponto de desgaste, que em algum momento, a possibilidade de
completar o programa em conjunto com empresas da Bielo-Russia chegou a ser cogitada.
O fato é que os peruanos lograram superar as diferenças com os russos da RAC MIG e conseguiram receber os componentes que foram contratados na Rússia, em virtude de um acordo assinado coma Rosoboronexport.
O programa continua seu curso (o primeiro exemplar modernizado foi entregue em setembro de 2018) e agora a Seman Peru está contratando a manutenção de outros seis Su-25.
Para a grande manutenção do Su-25, aeronave muito robusta, um atributo específico para a missão de apoio próximo em solo na qual é utilizado, os trabalhos são divididos em duas etapas.
A primeira corresponde à inspeção da célula da aeronave e o reparo estrutural da mesma, corrigindo qualquer discrepância encontrada.
No segundo estágio, os conjuntos principais e acessórios que foram reparados são montados e instalados ju, ocorrendo qualquer ajuste do sistema de armas necessário, testes funcionais no solo e vôos de teste para check de envelope de voo, sistemas e disparo de armamento.
Os aviões estão sendo entregues com um novo esquema de pintura (camuflagem) em dois tons de cinza azulado de baixa visibilidade