FTM-UNIFIL realiza exercícios com a presença do Force Commander

0
1964
(Imagem: Marinha do Brasil)

Como parte das comemorações dos dez anos de sua criação, a serem completados em outubro de 2016, a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) conduziu diversas atividades operativas ao longo do mês de maio.

Os eventos envolveram manobras táticas com todos os sete navios da Força, as quais ocorreram no dia 17 de maio, bem como a visita do comandante da FTM, contra-almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, à fragata  Ali Haider, da Marinha de Bangladesh, no último dia 28.

Imagem 4 FTM-UNIFIL
Tiro real sobre alvo de superfície pelos navios da FTM (Imagem: Marinha do Brasil)

A programação culminou com o embarque e inédito pernoite do Force Commander (FC) da UNIFIL, o general de divisão Luciano Portolano (Exército da Itália), a bordo do capitânia da FTM, a fragata Independência, entre os dias 30 e 31 de maio, para acompanhar os exercícios de manobras táticas e tiro real sobre alvo de superfície.

Comandante da FTM se dirige à tripulação da fragata Ali Haider, da Marinha de Bangladesh. (Imagem: Marinha do Brasil)

Nessa ocasião, a FTM realizou desfile naval em homenagem ao FC, que deixará o comando da missão no final de julho deste ano.

A FTM, único componente naval atualmente em operação em uma missão de manutenção de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), tem as tarefas de impedir a entrada, por via marítima, de armamento não autorizado no território do Líbano e apoiar o adestramento da Marinha daquele país.

Imagem 3 FTM-UNIFIL
Force Commander da UNIFIL a bordo da fragata Independência. (Imagem: Marinha do Brasil)

O Brasil assumiu o comando da Força-Tarefa há cinco anos, em fevereiro de 2011 e, a partir de novembro do mesmo ano, passou a enviar regularmente navios para atuarem como  capitânia.

Ivan Plavetz