França oferece Mirage 2000 para a Colômbia

Foto 1 Mirage2000-5F-Colombia.
Os Mirage 2000-5F possuem características superiores às versões C/D operdas até pouco tempo pela FAB. (Imagem: Arméé de L’Air)

De acordo com a imprensa local, o governo da Colômbia recebeu oferta para aquisição de um lote de aviões de combate Dassault Mirage 2000-5F pertencente ao inventário da Força Aérea da França.

Segundo as mesmas fontes, a oferta inclui 18 Mirage 2000-5F avaliados em aproximadamente US$ 500 milhões. Desse total, US$ 350 milhões correspondem às aeronaves e o restante cobre os custos de logística por um determinado período.

O lote é formado por exemplares em perfeito estado operacional e seriam entregues com sistemas (inclusive de guerra eletrônica-EW) requisitados pela Colômbia.

A oferta francesa foi formulada um mês após pilotos da Força Aérea da Colômbia (FAC) terem ensaiado o modelo na França. Os colombiano experimentaram os Mirage em velocidade acima de Mach 2 e atuaram em exercícios de detecção engajamento de alvos.

A proposta da França acontece dentro de um contexto de boas relações com o governo de Bogotá. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, visitou a França no mês passado e garantiu continuidade do processo de transferência das FFAA do seu país para os padrões da OTAN.

A FAC ensaiou também o avião de combate estadunidense Lockheed Martin F-16C/D, aeronave objeto de interesse há algum tempo.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No dia de hoje, 17 de abril, no Quartel General do Exército (QGEx), o general de exército Fernando José Sant’ana...

Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Destacamento de Aviação do Exército no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN)...

Começou no ultimo domingo, dia 14 de abril, a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, exercício realizado pela Marinha do Brasil (MB)...

Santiago Rivas (*) Na manhã de hoje, 16 de abril, foi finalmente assinado o contrato de aquisição das 24 aeronaves...

Comentários

DISPONÍVEL