França oferece Mirage 2000 para a Colômbia

Foto 1 Mirage2000-5F-Colombia.
Os Mirage 2000-5F possuem características superiores às versões C/D operdas até pouco tempo pela FAB. (Imagem: Arméé de L’Air)

De acordo com a imprensa local, o governo da Colômbia recebeu oferta para aquisição de um lote de aviões de combate Dassault Mirage 2000-5F pertencente ao inventário da Força Aérea da França.

Segundo as mesmas fontes, a oferta inclui 18 Mirage 2000-5F avaliados em aproximadamente US$ 500 milhões. Desse total, US$ 350 milhões correspondem às aeronaves e o restante cobre os custos de logística por um determinado período.

O lote é formado por exemplares em perfeito estado operacional e seriam entregues com sistemas (inclusive de guerra eletrônica-EW) requisitados pela Colômbia.

A oferta francesa foi formulada um mês após pilotos da Força Aérea da Colômbia (FAC) terem ensaiado o modelo na França. Os colombiano experimentaram os Mirage em velocidade acima de Mach 2 e atuaram em exercícios de detecção engajamento de alvos.

A proposta da França acontece dentro de um contexto de boas relações com o governo de Bogotá. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, visitou a França no mês passado e garantiu continuidade do processo de transferência das FFAA do seu país para os padrões da OTAN.

A FAC ensaiou também o avião de combate estadunidense Lockheed Martin F-16C/D, aeronave objeto de interesse há algum tempo.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Durante a Eurosatory 2024, que esta ocorrendo no Centro de exposições Paris-Nord Villepinte, localizado nos arredores de Paris, a empresa...

Variante com uma nova torre é  apresentada na feira de Paris A BAE Systems está apresentando o CV90MkIV com uma...

Na quarta-feira (12), o mercado de defesa se agitou com a notícia divulgada pelo portal britânico Janes de que o...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Comentários

DISPONÍVEL