De acordo com a imprensa local, o governo da Colômbia recebeu oferta para aquisição de um lote de aviões de combate Dassault Mirage 2000-5F pertencente ao inventário da Força Aérea da França.
Segundo as mesmas fontes, a oferta inclui 18 Mirage 2000-5F avaliados em aproximadamente US$ 500 milhões. Desse total, US$ 350 milhões correspondem às aeronaves e o restante cobre os custos de logística por um determinado período.
O lote é formado por exemplares em perfeito estado operacional e seriam entregues com sistemas (inclusive de guerra eletrônica-EW) requisitados pela Colômbia.
A oferta francesa foi formulada um mês após pilotos da Força Aérea da Colômbia (FAC) terem ensaiado o modelo na França. Os colombiano experimentaram os Mirage em velocidade acima de Mach 2 e atuaram em exercícios de detecção engajamento de alvos.
A proposta da França acontece dentro de um contexto de boas relações com o governo de Bogotá. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, visitou a França no mês passado e garantiu continuidade do processo de transferência das FFAA do seu país para os padrões da OTAN.
A FAC ensaiou também o avião de combate estadunidense Lockheed Martin F-16C/D, aeronave objeto de interesse há algum tempo.
Ivan Plavetz