A Airbus Defence & Space recebeu um pedido da Direção Geral de Armamento (DGA), organismo do governo da França responsável pelas operações de aquisição de armamento para as Forças Armadas daquele país, correspondente a mais oito aviões-tanque A330 MRTT.
Essas unidades formam o segundo lote de um pedido global de 12 A330 MRTT firmado pelo Direção Geral de Armamento (DGA) em novembro de 2014. Com a encomenda, a produção de nove exemplares para a Armée de L’ Air (Força Aérea da França) está confirmada, sendo que os três restantes terão sua fabricação liberada em 2018, informou a Airbus Defence & Space. A previsão é para que os 12 A330 MRTT estejam em operação antes de 2025.
A entrega do primeiro A330 MRTT para a Armée de L’Air está marcada para 2018. O segundo avião deverá estar operando em 2019. Os demais serão fornecidos de acordo com uma cadência entre uma ou duas unidades por ano.
Com o propósito de atender as exigências operacionais da Armée de L’Air, seus A330 MRTT serão equipados com motores Rolls-Royce Trent 700 e com sistemas de transferência de combustível ARBS (Aerial Refuelling Boom System) combinados com pods subalares tipo hose-and-drogue.
O interior do A330 MRTT é reconfigurável podendo ser adaptado para transportar até 271 passageiros ou cumprir missões de evacuação aeromédica (MEDEVAC), sendo que nessa configuração é possível integrar o módulo de cuidados intensivos MORPHEE dotado de capacidade para atender 10 pacientes, deixando ainda espaço útil para acomodar mais 88 passageiros.
O A330 MRTT já foi provado em combate e encomendado por sete países: Austrália, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Cingapura, França, República da Coreia e Reino Unido. Dos 49 pedidos, 26 deles já foram entregues.
Ivan Plavetz