Por Ares Osservatorio Difesa (*)
O Ministério das Forças Armadas francês (Ministère de Armées) acaba de receber as quatro primeiras quatro viaturas blindadas multifunção – leve (VBMR-L) Serval previstos pelo programa Scorpion. Estes veículos foram transferidos para o Centre d’Appui de Préparation au Combat InterArmes – 51 e Régiment d’Infanterie (CAPCIA-51 e RI), em Mourmelon, Marne.
Os veículos Serval são produzidos em Roanne, na fábrica da Nexter, assim como o Griffon e Jaguar, e a abertura desta nova linha de produção criou várias centenas de empregos.
Complementando o veículo blindado pesado multifuncional Griffon, o Serval destina-se a substituir o VAB (“Véhicule de l’Avant Blindé”, ou veículo blindado avançado, em português), que entrou em serviço há mais de quarenta anos. Projetado para poder intervir em áreas de contato com o inimigo, particularmente manejáveis, equipará principalmente unidades de infantaria de brigadas leves, como a 11ª Brigada de Paraquedistas e a 27ª Brigada de Infantaria de Montanha.
O Serval é uma viatura blindada leve 4X4, pesando entre 15 e 17 toneladas, equipado com um sistema de armas remotamente controlado (SARC), localizada acima do teto da cabine, detectores de ameaças e o “Scorpion Combat Information System” (SICS), que permite que a situação tática seja compartilhada em tempo quase real com outros veículos durante a operação. Além dos dois tripulantes, ela poderá transportar até oito homens equipados com o sistema Félin.
No final de 2020, a Direção Geral de Armamentos da França (DGA) contratou a Nexter e a Texelis para produzirem 364 viaturas Serval.
As Forças Armadas francesas têm uma necessidade geral de 978 viaturas Serval, incluindo 70 a serem entregues em 2022, com previsão de que todas as entregas sejam concluídas até 2030.
Fonte: Direção Geral de Armamento
(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas às áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.
Uma resposta
Faz lembrar o Half-Track americanos da 2ª guerra…leve semelhança