A Embraer anunciou hoje um pedido de seis aviões de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para a Força Aérea das Filipinas (PAF, na sigla em inglês).
Após um abrangente processo de licitação pública, que contou com a participação de vários fabricantes de todo o mundo, cumprindo os mais rigorosos processos de avaliação, o Super Tucano foi selecionado como parte do plano de modernização da PAF.
O demorado projeto de aquisição de aeronaves de Apoio Aéreo Aproximado (CAS), coordenado pelo Departamento de Defesa Nacional (DDN) e pelas Forças Armadas das Filipinas decidiu-se pela aeronave EMB-314 Super Tucano da Embraer, selecionada como a “proposta mais vantajosa, economicamente”. A escolha faz parte do Programa de Modernização da Força Aérea das Filipinas, batizado de First Horizon.
A aeronave será utilizada em missões de apoio aéreo tático, ataque leve, vigilância, intercepção e contra-insurgência. As entregas começarão em 2019. As seis aeronaves adquiridas substituirão os atuais aviões de ataque Rockwell OV-10 “Bronco”.
Ainda dentro do programa First Horizon está prevista a aquisição de duas aeronaves de patrulha de longo alcance e a conclusão do programa de aquisição dos jatos de ataque e treinamento de origem sul-coreana. Uma vez que a entrega dos A-29 esteja concluída, estes serão operadas pelo 15º Esquadrão de Ataque da PAF.
“Estamos orgulhosos de sermos selecionados pela Força Aérea das Filipinas, nosso segundo operador na região da Ásia-Pacífico, e pela confiança expressada por nossos clientes”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O Super Tucano é o melhor avião de ataque leve do mercado e estamos confiantes de que ele realizará com excelência as missões para as quais foi selecionado.”
O A-29 Super Tucano é um avião turboélice robusto, versátil e poderoso, capaz de realizar uma ampla gama de missões, mesmo operando a partir de pistas não preparadas. Até o momento, o Super Tucano já foi selecionado por 14 forças aéreas em todo o mundo.