Este é o oitavo caça operacional entregue pela Saab. A aeronave decolou do Aeroporto de Navegantes (SC) com destino à Anápolis (GO), para integrar o 1º Grupo de Defesa Aérea.
O caça F-39 Gripen 4108 chegou ao Porto de Navegantes com o navio Heerengracht, de bandeira Holandesa, em 23 de setembro. A aeronave foi transportada para o Aeroporto de Navegantes na madrugada de 24 de setembro, de onde foi preparada para o voo.
O percurso de Navegantes até a cidade de Anápolis, na região metropolitana de Goiás, teve duração de 1 hora e 21 minutos. O caça foi conduzido pelo piloto de testes do Instituto de Pesquisas e Testes da Força Aérea Brasileira, Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e pousou às 16h48 desta quinta-feira, aos 34º graus.
Este é o oitavo caça Gripen E operacional entregue pela Saab à Força Aérea Brasileira. O modelo monoposto foi produzido na Suécia, conforme contrato firmado entre o país e o governo brasileiro.
Fonte: Saab
Uma resposta
Bom, agora só falta a Marinha comprar seus aviões também e não ficar dependendo da Aeronáutica para transporte de tropa, o Exército também deveria ter suas aeronaves, e os McDonnell Douglas A-4 deveriam estar em um museu