Força Aérea Argentina recebe primeiro IA-58 Pucará modernizado

0
3593

A Fábrica Argentina de Aviones Brigadier San Martin (FAdeA) entregou o primeiro avião de ataque IA-58 Pucará modernizado à Força Aérea Argentina (FAA). Com matrícula militar A-568, a aeronave retornou para o Grupo Aéreo 3 de Ataque, pertencente à III Brigada Aérea Reconquista, sediada na província de Santa Fé.

A aeronave representa a segunda fase de três correspondentes ao upgrade da frota de Pucará da FAA. A primeira envolve a modernização dos sistemas de comunicações, e a segunda fase inclui integração de um sistema de navegação inercial (INS conforme sigla em inglês) associado a GPS, integração de um Electronic Attitude Direction Indicator (EADI), de um Electronic Horizontal Situation Indicator (EHSI) e de um radar altímetro.

Além desses itens, também foi planejada a instalação de Multi-Functional Displays (MFD) nos cockpits. Para a terceira fase, a integração do sistema de navegação com um sistema de controle de fogo SINT, mas esta ainda não foi implementada.

Vale lembrar que há um projeto para remotorização da frota de Pucarás da FAA que corre em paralelo. Em novembro de 2015, voou pela primeira vez o protótipo AX-561 equipado com motores Pratt & Whitney P&WC PT6A-62 no lugar dos originais de fabricação francesa Turbomeca Astazou XVI-G, que não são mais produzidas e de logística de manutenção cada vez mais difícil.

Ivan Plavetz