FLIR Systems lança veículo tático leve com radar portátil

0
2131
A combinação LTV-X/FLIR Ranger R6SS resultou num sistema de vigilância de superfície. (Imagem: FLIR Systems)

A FLIR Systems Inc. anunciou ontem o lançamento de duas ferramentas de alta performance desenvolvidas para vigilância de superfície focada na segurança de fronteiras e proteção de forças. Trata-se do LTV-X™ Veiculo Tático Leve (LTV conforme sigla em inglês) e o sensor  FLIR Ranger™ R6SS, este último um radar portátil. Os dois produtos estão sendo exibidos na Operations Forces Industry Conference (SOFIC) que está ocorrendo nos Estados Unidos.

Conforme a FLIR Systems, o LTV-X é um veículo tático de reconhecimento que pode ser transportado por uma aeronave Bell/Boeing V-22 Osprey com propósito de desdobramento em casos de operações que demandam ações urgentes.

Reunindo sensores múltiplos integrados tais como a torre ISR  multiespectral TacFLIR 280-HD e o radar de vigilância de superfície R6SS, o LTV-X inclui também um sistema de Comando e Controle (C2) embarcado que permite exploração, disseminação de imagens em tempo real e acompanhamento de objetivos de interesse móveis e estáticos.

O Ranger R6SS detecta e acompanha pessoas e veículos dentro de um raio de 15 quilômetros com um baixo nível de alarme falso. O radar foi projetado para operar em diversos modos de acordo com a demanda incluindo “banda X” para alcançar uma maior penetração em condições operacionais debaixo de chuvas. Incorporando um sistema DBF (Digital Beam-Forming), a FLIR Systems afirma que o Ranger R6SS oferece características superiores de detecção aquisição e classificação de alvos, bem como de rejeição de clutter (sinais falsos). Dotado de capacidade GPS, além de poder ser montado sobre um veículo, também pode ser empregado para exercer tarefas de correção de tiro de artilharia e morteiros.

Dependendo dos objetivos da missão, operadores podem reunir múltiplos veículos, sensores e até Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS conforme sigla em inglês) sob controle de um comando central para obter uma completa consciência situacional do ambiente. Os sistemas sem fios do LTV-X favorecem o acompanhamento de alvos e compartilhamento de suas coordenadas com outros meios, como por exemplo, veículos e aeronaves. Entre outras características, figuram também a integração de telêmetro laser e apontador laser (laser pointer).

Segundo Kevin Tucker, vice-presidente e gerente-geral da divisão FLIR Surveillance, as últimas inovações adotadas no Ranger R6SS e no LTV-X para prover suporte às missões criticas de vigilância de superfície, proteção de forças e segurança de fronteiras alavancaram o desenvolvimento de um produto qualificado. Tucker disse que os dois produtos foram desenvolvidos para maximizar detecção, capacidade de resposta e confiabilidade em situações que demandam alta performance.

Ivan Plavetz