Flagrado o protótipo 003 do KC-390 em GPX

O que parece ser o terceiro protótipo do jato militar de transporte/cargueiro EDS KC-390 foi flagrado hoje nas instalações da Embraer Defesa & Segurança em Gavião Peixoto/SP.

Em função do incidente com o PT-ZNF (protótipo 001), e buscando mitigar o impacto negativo na campanha de certificação militar do modelo, a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou a aeronave 003 (primeira da produção seriada) para a Embraer.

O 003 será  empregado na conclusão da campanha de ensaio em voo, juntamente com o protótipo 002.

A entrada em serviço do KC-390 na Força Aérea Brasileira (FAB), anteriormente prevista para o final de 2018, ocorrerá agora com a entrega da segunda aeronave de série (004), em 2019.

Os primeiros aviões deverão ficar baseados em Anápolis (GO), na ALA 2.

Ultimas atualizações da Embraer sobre o KC-390

O desenvolvimento do programa KC-390 continua em andamento e a certificação da aeronave básica (green aircraft) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está prevista para o 2S18, conforme planejado inicialmente.

A campanha de ensaio em voo atingiu mais de 1.700 horas no final do 2T18, apesar de um incidente envolvendo o protótipo 001 em maio, quando saiu da pista enquanto realizava testes de prova em solo na unidade de Gavião Peixoto (SP) da Embraer, com danos extensos na fuselagem e nos trens de pouso.

A produção seriada do primeiro KC-390 (aeronave 003) foi concluída no 1S18 e atualmente está sendo submetido a testes de certificação. Esta primeira aeronave seria entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) até o final de 2018, conforme anunciado anteriormente.

No entanto, como resultado do incidente envolvendo o protótipo 001, descrito acima, e um esforço para minimizar o potencial impacto na campanha de certificação final militar (FOC – Final Operational Capability), a FAB concordou em disponibilizar a aeronave 003 para a Embraer usá-la na conclusão da campanha de ensaio em voo, juntamente com o protótipo 002.

Como resultado, a entrada em serviço do KC-390 com a FAB, anteriormente prevista para o final de 2018, ocorrerá agora com a entrega da segunda aeronave de série (004), em 2019. As entregas das aeronaves de série, seguintes, continuarão a ocorrer sem alterações das datas contratadas.

A mudança da campanha de ensaio em voo, neste novo cenário, com a utilização do protótipo 002 e da aeronave de série 003, está em revisão final e o impacto econômico de R$ 458,7 milhões foi contabilizado nos resultados do 2T18. A produção em série do KC-390 progride normalmente, com a montagem das aeronaves de números 004 a 008.

FOTOS: Alberto Semedo/ Aviação na Web (http://www.facebook.com/aviacaonaweb)

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Comando Militar do Nordeste (CMNE), nesta quinta-feira, dia 16 de maio, enviou um Hospital de Campanha (H Cmp) para...

Empresa do Grupo Embraer participa de debate sobre soluções tecnológicas que estão moldando o futuro dos grandes centros urbanos As...

Hoje, dia 16 de maio, às 18:00hs, será lançado o livro “Segurança Escolar – Prevenção multidisciplinar escolar contra-ataques ativos”, de...

Um drone do Exército Brasileiro (EB) localizou, no fim da tarde dessa terça-feira, dia 14, moradores pedindo ajuda no topo...

Comentários

DISPONÍVEL