FIA 2018: Saab apresenta sistema de mísseis anti-navio de última geração RBS15 Gungnir.

A Saab revelou o sistema de mísseis anti-navio RBS15 Gungnir de próxima geração durante o Farnborough International Airshow 2018.

Os litorais do Mar Báltico e seus requerimentos complexos (grande alcance, capacidade de discriminar alvos e refazer ataques) deram origem a família de mísseis RBS15.

O ambiente litorâneo já apresenta inúmeras ameaças, mas os cenários de conflito estão mudando na atualidade.

As forças armadas, portanto, precisam evoluir suas capacidades e a próxima geração de sistemas RBS15, denominada Gungnir, é a resposta.

O novo sistema continua a tradição de capacidade robusta e autônoma para todos os climas da família de mísseis RBS15, mas utilizando um design com enorme potencial de crescimento futuro.

“O RBS15 Gungnir é oferecido em configurações lançadas do ar e da superfície/solo, ambas oferecem capacidades muito melhoradas em comparação com outros sistemas de mísseis no mercado. Com mais de 300 km de alcance e um buscador de alvos avançado, o Gungnir permite engajamentos em todas as condições ”, diz Görgen Johansson, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab Dynamics.

A opção de engajar alvos a partir do ar, bem como da terra e do mar, dá a capacidade de realizar ataques coordenados (saturação de defesas), com múltiplos mísseis, contra uma ampla gama de alvos navais e terrestres, aumentando assim a flexibilidade e o índice provável de sucesso da missão.

Embora o RBS15 Mk3 ainda entregue uma capacidade dissuasória de respeito na atualidade, o RBS15 Gungnir integrado à infraestrutura preexistente é a chave para atender aos requisitos de defesa de amanhã.

O sistema é compatível com versões anteriores, portanto, um investimento no Mk3 hoje abre um caminho coerente em custos controlados e logística instalada para efetuar uma transição tranquila para o Gungnir amanhã.

A versão de próxima geração do programa de desenvolvimento e produção do RBS15 foi contratada pela primeira vez em março de 2017 com a Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV).

Esse contrato de março de 2017 totalizou SEK 3,2 bilhões de coroas suecas, com entregas a serem realizadas durante o período de 2017-2026.

A produção adicional de mísseis foi contratada com a FMV em abril de 2017 por 500 MSEK, com entregas iniciadas em meados da década de 2020.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A empresa grega EODH, em parceria com a belga-espanhola DUMA e a alemã KNDS Deutschland (antiga Krauss-Maffei Wegmann), apresentou um novo...

No dia 08 de maio de 2024 acontecerá Helipark, em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo (SP), a Conferência de Aviação Policial –...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foram marcados pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

Comentários

DISPONÍVEL