Fennecs modernizados somam mil horas de voo

0
1870
Imagem 1 Fennec.Mod.1000h
(Imagem: Helibras)

Os seis helicópteros Fennec modernizados e entregues pela Helibras para a Aviação do Exército (AvEx) até o último mês de novembro, já completaram mil horas de voo em operações do Comando do Exército. De acordo com a Helibras, a AvEx irá receber outras quatro unidades até final de dezembro, totalizando 10 aeronaves modernizadas.

Com essa disponibilidade, a partir de janeiro o Centro de Instrução da Aviação do Exército (CIAvEx) já poderá emprega-los na instrução de pilotos para que as tripulações se familiarizem com as novas tecnologias e sistemas empregados após a modernização, principalmente com os novos aviônicos digitais e piloto automático.

Imagem 3 Fennec.Mod.1000h
Painel digital dos Fennecs modernizados. (Imagem: Helibras)

Mais quatro unidades dos helicópteros Fennec da AvEx já estão na fábrica da Helibras e passando pelo processo de inspeção C e modernização. As entregas dessas aeronaves estão marcadas para começar no segundo trimestre de 2016.

O processo de modernização contratado pelo Exército garante mais 25 anos de capacitação para missões de treinamento, reconhecimento, ataque e segurança, agregando mais tecnologia e aumentando disponibilidade e potência nas atividades.

A primeira unidade do Fennec modernizado foi entregue pela Helibras em 2014. O último helicóptero do contrato envolvendo 36 unidades  tem previsão para entrega em 2019.

Ivan Plavetz