Fennec modernizado realiza certificação de braço de armamento

0
3331

Um helicóptero Fennec da Aviação do Exército (AvEx) realizou com sucesso  campanha para certificação do braço de armamento que está sendo instalado nas aeronaves modernizadas pela Helibras.

O braço é instalado numa posição que coincide com o centro de gravidade da aeronave, gerando o equilíbrio necessário para balanceamento estático e dinâmico do helicóptero. O novo equipamento é compatível com armamentos  padrão OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A integração do armamento aos demais sistemas da aeronave foi realizada pelos engenheiros da Helibras na fábrica da empresa, em Itajubá (MG).

Helicópteros Fennec da AvEx terão equipamento compatível com o padrão OTAN (Imagem: GEA)

Para a qualificação, os testes de tiro foram executados no campo de tiro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), em voos diurnos, noturnos e no modo NVG (óculos de visão noturna). A campanha durou cerca de uma semana e obteve resultados muito satisfatórios.

Os testes de tiro foram executados durante voos diurnos e noturnos, incluindo uso de NVG (Imagem: GEA)

Os testes tiveram o apoio de militares do Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) da AvEx , integrantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA/IFI) e da equipe da Helibras.

Confira o vídeo com o teste.

Ivan Plavetz