FAB está perto de receber seu primeiro KC-30

No Twitter do comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foi apresentada uma imagem da nova aeronave estratégica de transporte e reabastecimento em voo KC-30, que receberá a matrícula FAB 2901, já com as cores da Força Aérea Brasileira (FAB).

A aeronave está deixando a Irlanda, com destino aos Estados Unidos, onde será recebida contratualmente e a previsão de sua chegada no Brasil é o dia 26 de julho, na Base Aérea do Galeão (BAGL), atual ALA 11.

Esta é a primeira de duas aeronaves Airbus A330-200 adquiridas da companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras, vencedora da licitação Nº 220004/CABW/2022, dentro do projeto KC-X3.

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Comentários

12 respostas

  1. Paulo eles serão utilizados como transporte até serem modificados para o padrão MRTT? Tem previsão para quando os MRTT entrarão em operação?

  2. Salvo engano, a primeira vai partir direto para a conversão. A Segunda talvez venha para uso em transporte aqui (se bem que ela não pousa em muitos lugares, será bem limitada a quantidade de lugares no Brasil que pode atender só como transporte)

    1. Bille
      A versão A330 – 200 necessita de 2.220 m de pista para decolar Tem 43 a 44 aeroportos com pista dentro desta medida.

      Irei colocar aqui pra vc , estes 44 amanhã se tiver tempo , mas segue as 11

      1º lugar: 4.000 metros – Pista 10-28 (Aeroporto do Galeão/GIG);
      2º lugar: 3.700 metros – Pista 09L-27R (Aeroporto de Cumbica/GRU);
      3º lugar: 3.300 metros – Pistas 18-36 (Aeroporto Recife/REC) e 11R-29L (Aeroporto de Brasília/BSB);
      5º lugar: 3.245 metros – Pista 13-31 (Aeroporto de Petrolina/PNZ);
      6º lugar: 3.240 metros – Pista 15-33 (Aeroporto de Viracopos/VCP);
      7º lugar: 3.200 metros – Pista 11L-29R (Aeroporto de Brasília/BSB);
      8º lugar: 3.180 metros – Pista 15-33 (Aeroporto do Galeão/GIG);
      9º lugar: 3.003 metros – Pista 10-28 (Aeroporto de Salvador/SSA);
      10º lugar: 3.000 metros – Pistas 09R-27L (Aeroporto de Cumbica/GRU) e 16-34 (Aeroporto de Belo Horizonte/CNF);

      1. Bille
        São 40 aeroportos e 43 pistas que cobre 90% dos estados do Brasil
        Amapá e Espirito Santo são os 2 estados da Federação Brasileira que não operarão o A330-200 pista de 2.000m, mas tem Belém a 335km de distancia do Amapá e Santarém á 490 km do Amapá.
        Para o Espirito Santo tem Belo Horizonte e RJ que estão a 300km de ES e a região do Sudeste esta bem servida logística das FFAA, os KC390 dão conta do recado. Em um futuro o Aeroporto de vitória e do Amapá podem ser ampliados em mais uns 300m , tem área para isto.

        Numero Aeroporto Estados Tamanho pista
        1 Galeão/GIG RJ 4.000 metros
        2 Cumbica(Guarulhos) /GRU SP 3.700 metros
        3 Recife/REC PE 3.300 metros
        4 Brasília/BSB DF 3.300 metros
        5 Petrolina/PNZ PE 3.245 metros
        6 Campinas Viracopos/VCP SP 3.240 metros
        7 Salvador/SSA BA 3.003 metro
        8 Confins /CNF MG 3.000 metros
        9 Porot Alegre POA RS 3.200 metros
        10 Belém BEL PA 2.800 metros
        11 Foz do Iguaçu IGU PR 2.800 metros
        12 Canoas SBCO RS 2.750 metros
        13 Base Aérea de Santa Cruz SBSC RJ 2.700 metros
        14 Manaus MAO AM 2.700 metros
        15 Boa Vista BVB RR 2.700 metros
        16 Santa Maria RIA RS 2.700 metros
        17 São Jose dos Campos -SJK SP 2.670 metros
        18 Maceió MCZ AL 2.600 metros
        19 Natal NAT RN 2.600 metros
        20 São Gabreil da Cachoira SJL AM 2.600 metros
        21 Vilhena BVH RO 2.600 metros
        22 Campo Gande CGR MS 2.600 metros
        23 Belo Horizonte PLU MG 2.590 metros
        24 Fortaleza FOR CE 2.545 metros
        25 Joa Pessoa JPA PB 2.510 metros
        26 Alta Floresta AFL MT 2.510 metros
        27 Goiania GYN. GO 2.500 metros
        28 Palmas OMW TO 2.495 metros
        29 Xapecó XAP SC 2.475 metros
        30 Porto Velho PVH RO 2.416 metros
        31 Santarém STM PA 2.400 metros
        32 Cruzeiro do Sul CZS AC 2.400 metros
        33 São Luiz SLZ MA 2.380 metros
        34 Manaus PLL AM 2.300 metros
        35 Florianopolis FLV SC 2.300 metros
        36 Cuiabá CGB MT 2.300 metros
        37 Curitiba CWB PR 2.218 metros
        38 Aracaju AJU SE 2.200 metros
        39 Tefé TFF AM 2.200 metros
        40 Terezina THE PI 2.200 metros
        41 2º Pista de Brasília/BSB DF 3.200 metros
        42 2º Pista Galeão/GIG RJ 3.180 metros
        43 2º Pista Cumbica(Guarulhos) /GRU SP 3.000 metros

          1. Flanker , vc não ira acreditar mas eu troque o nome pra Xapecó , vi em uma lista que eu puxei pra conferir os tamanhos das pista.. Ate pelo google puxei Xapecó .. Eu procurei medir no Google maps tmb… Foi mal..

          2. Oha ai , Confundi , deve ser alguma região de Santa Catarina que tem nome de Xapecó, olhei na Lista e puxei no Google.. e cai no erro.

            https://www.google.com/maps/place/Xapec%C3%B3,+SC/@-26.768809,-52.4058046,11.48z/data=!4m5!3m4!1s0x94e4d82d5635e4ed:0x33c08a898eba0326!8m2!3d-26.7410672!4d-52.504246

            https://www.portalbrasil.net/aviacao_aeroportos_pistas_aA Lista que fiz está com atualizada com os aeroportos que foram ampliados e ficaram acima de 2.200 metros

        1. Essa aterrissagem/aterrissagem nesse comprimento de pista seria com peso máximo pessoal (o que raramente ocorre)

    2. Pelo que li, a primeira, esta da reportagem, virá para o Brasil (como está no texto). A segunda que irá direto para a conversão em MRTT. Vamos aguardar e ver se se confirma. Mas, a primeira vai vir e operar, inicialmente, apenas como transporte.

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