A Helibras e a FAB trabalharam juntos para avaliar o desempenho das aeronaves H-36 Caracal (designado comercial mente como EC725) do 1º/8 GAv, Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Belém (PA). Um dos helicópteros da frota foi submetido a condições específicas de operação na região Amazônica em 14 voos realizados ao longo do mês de dezembro.
“A avaliação operacional realizada em uma das unidades já entregues, executada pelo cliente e apoiada pela Helibras, teve o intuito de avaliar a aeronave equipada, que se saiu muito bem em seu ambiente de operação real”, segundo o piloto de provas da Helibras, Patrik Correa.
Durante os testes, o H-36 foi equipado com metralhadoras laterais, guincho para simular resgate em terra e no mar, gancho para realização de carga externa e corda para desembarque de tropas. No Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na Serra do Cachimbo, no sul do Pará, foi avaliada a utilização das metralhadoras 7,62 mm instaladas nas laterais da aeronave.
Também participaram militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).
O projeto H-XBR prevê a entrega de 50 unidades do helicóptero EC725 para a Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira. Um total de 15 unidades já foram recebidos até agora.
Ivan Plavetz