Acordo oferece acesso rápido à Constelação NewSat da Satellogic e à plataforma Aleph para o monitoramento aprimorado de defesa e segurança.
A Satellogic, líder em dados de alta resolução de observação da Terra, e a Telespazio, “joint venture” entre os grupos Leonardo e Thales, firmaram um contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para fornecer imagens de satélite de baixa latência para operações de defesa e segurança no território brasileiro.
O contrato, com duração inicial de um ano e opção de extensão por mais um ano, reforça a capacidade da Satellogic de entregar informações críticas e em tempo hábil para clientes do setor de defesa. Com esse acordo, a FAB terá acesso rápido e flexível à constelação NewSat, permitindo uma obtenção ágil de imagens submétricas para diversas aplicações de defesa, como monitoramento quase em tempo real, detecção de mudanças e maior consciência situacional para tomada de decisões estratégicas.
A FAB também utilizará a plataforma Aleph, uma interface inovadora de autoatendimento que possibilita que os próprios clientes realizem o agendamento e o gerenciamento da captação de imagens. Esse nível aprimorado de controle e customização permite a prontidão para responder a condições em evolução, melhorando a eficácia operacional e os resultados das missões.
“Este acordo representa um marco significativo no fortalecimento das nossas operações aeroespaciais, concedendo à Força Aérea Brasileira o acesso a imagens de alta resolução em tempo quase real. Com essas capacidades avançadas, seremos capazes de tomar decisões mais rápidas e eficazes, garantindo a segurança de nosso território e contribuindo para a inovação tecnológica no setor de defesa”, afirmou o major-brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, comandante de operações aeroespaciais (COMAE) da FAB.
![](https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Constelacao-NewSat.png)
Fonte: Telespazio Brasil