
A Força Aérea Brasileira e a SAAB assinaram na última quinta-feira (18) o contrato de apoio logístico para a frota de 36 aeronaves Gripen NG adquiridos no âmbito do Projeto F-X2. O valor de aproximadamente R$ 188,7 milhões correspondente ao negócio está incluído na ratificação de despesa, publicada no Diário Oficial da União nº 207, de 27 de outubro de 2014.
O acordo inclui serviços de manutenção e suporte técnico especializado para as aeronaves, seus componentes internos e equipamentos de manutenção. A SAAB deverá prestar os serviços entre 2021 e 2026, com o apoio direto de empresas brasileiras.
“Esse contrato torna segura a solução de apoio logístico do Gripen NG para o Brasil. Também representa parte importante do comprometimento em em entregar o sistema Gripen NG para a Força Aérea Brasileira”, disse Ulf Nilsson, diretor de Unidade de Negócios da empresa sueca.

De acordo com o brigadeiro-do-ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o cronograma de eventos contratuais está correndo dentro da normalidade processual, conforme exposição feita durante a Audiência Pública, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, no dia 9 de dezembro último. “Dando prosseguimento às ações administrativas, encontra-se em fase final de negociação o contrato de aquisição de armamento”, explicou o militar.
Ivan Plavetz