Exército recebe modernas portadas IRB e caminhões Tatra 8×8

0
64902
Os Tatra 8x8 desembarcando no Porto de Paranaguá (Foto 5º BE Cmb Bld).

No final de outubro de 2019, desembarcaram no Porto de Paranaguá (PR) as viaturas, os módulos centrais e de rampa das novas Portadas IRB, da empresa General Dynamics European Land Systems, adquirida no início deste ano, e destinadas ao 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld), Batalhão Juarez Távora, de Porto União (SC).

A equipe de Logística do 5º BE Cmb Bld recebeu esse sistema e realizou todos os preparativos de translado do Porto a unidade em duas etapas, sedo o primeiro lote recebido no dia 25 e o segundo no dia 28, ambos sendo transportados em viaturas especializadas, chegando à unidade no dia seguinte.

Os 4 novos VTE-Eng TRNP PRTD 8×8 Tatra chegaram ao 5º BE Cmb Bld no dia 29 de outubro (Foto 5º BE Cmb Bld).

A aquisição desse equipamento se deu dentro do Programa Estratégico do Exército (Prg EE) Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP), visando a modernização de sua engenharia de combate com a aquisição de pontes de alta capacidade e multifuncionais, e o pedido para aquisição desse material foi emitido no final de 2017.

O conjunto IRB, ou Improved Ribbon Bridge, é um sistema para travessia de rios ou lagos, funcionando como uma ponte flutuante ou como uma jangada, para veículos ou equipamentos pesados em combate, e está em uso Exército e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, onde foi testado em combate, e diversas outras forças pelo mundo.

A Portada IRB em uso pelo US Army durante o Anakonda Exercise 2016, realizado na Polônia (Foto GDELS).

Possui a capacitação de carga militar, ou MLC (Military Load Classification ), padrão OTAN para 80 toneladas, o que a torna apta a transportar qualquer blindado da atualidade, incluindo os modernos Carros de Combates Pesados (MBT), e mantém total interoperabilidade com o sistema FSB (Floating Support Bridge), atualmente em uso pelo Exército Brasileiro.

Uma característica que merece destaque são os três Veículos de Transporte Especial – Engenharia Transporte de Portada (VTE-Eng TRNP PRTD). Trata-se de caminhões tchecos 8×8 Tatra T-815-2, que utilizam o mesmo chassi e componentes mecânicos dos veículos do sistema de lançamento de foguetes e mísseis Astros 2020, da Avibras Aerospacial, sendo este a provável escolha pelo modelo.