Exército promove a maior Manobra Escolar de sua história

Serão 4.500 militares de oito escolas, com 500 viaturas, nove aeronaves, cinco jornadas de tiro real, empregados em atividades diurnas e noturnas. A maior Manobra Escolar já realizada pelo Exército Brasileiro esta acontecendo entre os dias 08 e 17 de novembro na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende (RJ), sob a responsabilidade do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Com objetivo de simular uma grande situação de conflito e identificar a narrativa dominante entre dois lados, o exercício terá, como bases, a integração e o conhecimento entre alunos e cadetes.

“A Manobra Escolar trará um cenário complexo e atual. As operações serão na era do conhecimento, que é o que acontece no mundo e no Brasil”, disse o comandante da AMAN, general-de-brigada André Luis Novaes Miranda, na abertura e ambientação do exercício, ocorrida na última terça-feira (08). Foi destacado o trabalho que será desenvolvido no campo humano e na valorização de questões humanitárias, aliados aos valores e às técnicas militares. “Será uma grande operação de informação”, resume o comandante.

O exercício de 2016 irá combinar os escalões de comando do Exército Brasileiro com todas as funções de combate, de acordo com as armas, quadros e serviços. Os militares irão realizar manobras de amplo aspecto, com ações ofensivas, defensivas, de pacificação e de apoio a organizações não governamentais. Durante a atividade, irão ser empregados os mais modernos equipamentos do Exército Brasileiro.

Participam da Manobra os cadetes dos quatro anos da AMAN, os alunos da Escola de Comando do Estado-Maior do Exército, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército, do Centro de Estudos de Pessoal, da Escola de Inteligência Militar do Exército, da Escola de Saúde do Exército, da Escola de Sargento das Armas, da Escola de Sargentos de Logística do Exército, da Escola de Instrução Especializada e da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, que colocarão em prática os ensinamentos obtidos em suas organizações durante o ano de instrução de 2016.

ECAM e ACISO

Durante as atividades da Manobra, será realizado o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM) com estudantes de jornalismo, que irão acompanhar as ações desenvolvidas pelos alunos e cadetes. Ao término eles serão os responsáveis por dizer qual dos lados obteve a narrativa dominante, de acordo com as percepções durante o exercício, usando também ensinamentos teóricos sobre o Exército Brasileiro obtidos em instruções.

Serão promovidas, também, ações cívico-militares (ACISO) para a população de Resende, com atendimentos médicos, odontológicos e apresentações da banda de música militar.

 

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A equipe de Tecnologia & Defesa esteve a bordo do super navio-aeródromo USS George Washington (CVN 73), um navio de...

De acordo com o Portal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, autorizou...

O Grupo EDGE e a Fincantieri assinaram hoje, dia 20 de maio, um acordo que formaliza o lançamento da MAESTRAL,...

No ultimo sábado, dia 18 de maio, às 16h29 local, um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II da US Navy...

Comentários

DISPONÍVEL