Exército Português completa exercício de Ciber-Segurança Nacional “Ciber Perseu”.

0
1412
Mais de 60 empresas privadas, universidades, órgãos do estado e militares de vários países participaram desta edição do Ciber Perseu.
  • A plataforma Cyber Range de treinamento em ciber-segurança e ciber-defesa da Indra serve como base para preparar entidades públicas e privadas a responder de forma coordenada ataques de grande porte
  • Mais de 60 empresas privadas, universidades, órgãos do estado e militares de vários países participaram desta edição do Ciber Perseu

São Paulo, 22 de janeiro de 2018 – O Exército português realizou sobre a plataforma de treinamento Cyber Range da Indra o Exercício Nacional de Ciber-defesa Ciberperseu 2017, do qual participaram mais de 60 empresas privadas, universidades, órgãos do estado e exército.

Participaram do exercício entidades internacionais como o Comando Conjunto da Ciber-defesa da Espanha e o Centro de Comando de Ciber-defesa do Brasil.

Por parte da empresa privada, intervieram especialistas de todos os setores da economia, desde energia e utilities ao de transporte, telecomunicações, entre outros.

O Exército Português encarregou-se de coordenar o exercício que tinha como objetivo testar e avaliar a capacidade de detecção, resposta e coordenação das principais entidades governamentais e privadas do país, perante um ataque cibernético em grande escala.

Também permitiu identificar procedimentos que podem ajudar a coordenar melhor a resposta perante um incidente desta classe de todos os atores relacionados na ciber-segurança do país.

O teste, que se estendeu durante quatro dias no último mês de novembro, foi realizado na Academia Militar de Lisboa.

Alguns dos participantes conectaram-se à plataforma Cyber Range da Indra de forma remota a partir de outras áreas, inclusive de outros países.

 

De forma complementar, o Exército Português realizou uma competição Capture-The-Flag (CTF) de cinco horas de duração na qual os participantes enfrentaram desafios avançados de ciber-segurança.

Esta competição permitiu-lhes identificar os especialistas com maiores conhecimento e habilidades.

A solução de treinamento Cyber Range da Indra é uma das mais avançadas do mercado. Trata-se de uma plataforma pioneira que apoia uma formação intensiva, individual ou em grupo, das técnicas e táticas e ciber-segurança, ciber-ataque e análises forenses, cobrindo praticamente qualquer área de especialização: reversing, análise de malware, criptografia, ataques web, detecção de ameaças avançadas persistentes (APTs, em inglês), etc.

Além de cobrir o treinamento, facilita a experimentação, o teste e a validação de novos conceitos, tecnologias, técnicas e táticas de ciber-segurança e ciber-defesa.

A plataforma da Indra deu suporte nos últimos anos a diferentes exercícios realizados tanto no âmbito de empresas privadas quanto no universitário e militar de diferentes países.

A ferramenta diferencia-se por incorporar o conhecimento da Indra como empresa líder em serviços de ciber-segurança administrada para grandes empresas.

Esta experiência permite que a companhia formule exercícios que reproduzam os ataques mais complexos e atuais detectados, o que garante uma formação e preparação de nível máximo.