Exército lança consulta para a aquisição de drones de ataque

Após a Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) lançar o RFI-0230/2025 para a aquisição de sistemas de munições remotamente pilotadas (SMRP), a Diretoria Fabricação (DF) anunciou a consulta pública (“request for information” – RFI) 64473.007033/2025-63 com a finalidade de sondar o mercado a respeito de “informações/dados/soluções sobre drones de ataque (drones armados), atualmente disponíveis no mercado, isto é, Sistemas de Munições Remotamente Pilotados (SMRP), também conhecidos como drones ‘kamikazes’, e Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) com capacidade de lançamento de munições” .

Os sistemas apresentados na consulta são das categorias (Cat) 0 e 1, com as seguintes características:

Cat 0:

  • Peso de decolagem: 2 kg;
  • Altura de emprego: 400 pés (140 m);
  • Raio de Ação: 15 km; e
  • Autonomia: 25 minutos.


Cat 1:

  • Peso de decolagem: 15 kg;
  • Altura de emprego: 3.000 pés (900 m);
  • Raio de Ação: 25 km; e
  • Autonomia: 50 minutos.


E o documento continua informando que “o RFI contribuirá para possível processo de chamamento público futuro visando o credenciamento de fornecedores para obtenção de SMRP e SARP já ‘prontos’, vale dizer, de ‘prateleira’, ou que necessitem customizações/adaptações/integrações de pequena intensidade para atingir maturidade compatível ao emprego operacional, a serem fabricados em seus próprios parques fabris. Alternativamente, neste contexto, vislumbra-se a possibilidade de que o desenvolvimento final e/ou produção dos drones sejam conduzidos em parceria com o EB, com apoio direto da DF, por meio do Arsenal de Guerra do Rio (AGR) e/ou do Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP)”.

As empresas interessadas deverão entrar em contato com a DF, a partir de 5 de janeiro de 2026, pelo e-mail iniciativa_drones@df.eb.mil.br, fazendo referência à RFI da Iniciativa Drones de Ataque para obter a documentação e maiores informações. O prazo final para resposta ao RFI será o dia 6 de fevereiro.

Em outubro as empresas Mac Jee e Aero.ID realizaram uma apresentação de drones de reconhecimento e ataque no AGR (Foto DF)


Fonte: Diretoria de Fabricação



VEJA TAMBÉM

Drone bombardeiro nacional é apresentado para o Exército

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *