No dia de ontem, 30 de dezembro, o Consórcio Iveco-OTO Melara (CIO) anunciou a assinatura de um contrato com a Direzione Armamenti Terrestri (DAT) do Ministério da Defesa italiano para o fornecimento de 76 viaturas blindadas 8X8 VBM PLUS, sendo 60 na versão de Combate e 16 Anticarro.
O contrato vem como parte do projeto de fornecimento contínuo (denominada “Fase 2”) de veículos blindados médios para o para a Segunda Brigada Média do Exército Italiano e inclui uma atualização para a versão “PLUS” da plataforma VBM (“veicolo blindato medio”), suporte logístico integrado de longo prazo para todas as plataformas adquiridas, juntamente com veículos de resgate e recuperação 10X10, garantindo a comunidade logística entre as diferentes plataformas táticas em serviço, e que representam o estado da arte veículos em termos de mobilidade e proteção.
A atualização do VBM Combate e Anticarro na versão “PLUS” prevê grandes alterações na plataforma veicular, como atualizações para a tecnologia common rail para o motor, elevando-o de 550 HP para 720 HP, e capacitando-o para receber um futuro sistema de tração híbrido-elétrico; implementação de um a carroceria de nova geração, resultado da experiência adquirida ao longo dos anos com as plataformas Centauro II e VBM; e atualizações da linha de transmissão e suspensões com uma melhoria significativa em condições de mobilidade e aumento do potencial de crescimento. Estas atualizações também garantirão um novo aumento na proteção balística e antiminas do casco através de soluções tecnológicas de ponta.
Com relação à torre, ele introduziu um novo canhão Leonardo X-GUN, de 30x173mm, que tem capacidade de operar com todos os tipos de munição padrão OTAN, incluindo a nova munição ABM (“Air Burst Munition”), adequada para o uso antidrone, e a incorporação de um novo sistema de tiro da Leonardo, com a introdução de componentes eletrônicos da última geração, em conformidade com o novo padrão NGVA (Nato Generic Vehicle Architecture) e capaz de
interligação com a novos sistemas optrônicos digitalizados, com a incorporação dos sistemas de direcionamento e busca Janus D e Lothar SD.
O contrato também inclui o fornecimento do novo intercomunicador digital e um sistema CIS completamente atualizado, que envolve o uso do rádio de quatro canais SDR VQ1, e o novo sistema de comando e controle C2D/N Evo, ambos do Leonardo.
O novo VBM PLUS distingue-se pelo aumento da mobilidade, proteção, letalidade e C4I integrada, permitindo ao Exército italiano enfrentar os desafios de os próximos anos com um veículo verdadeiramente de última geração, integrado na arquitetura Netcentric do campo de batalha digital.
O veículo também será equipado com a tecnologia PRS Galileo desenvolvida na Itália no âmbito da União Europeia, um sistema de navegação por satélite seguro. Em termos específicos, isso significa que o VBM será equipado com um receptor de satélite recém-desenvolvido, o primeiro do seu tipo capaz de receber serviços seguros de navegação por satélite, tanto do GPS dos EUA como do sistema europeu.
Fonte: Consórcio Iveco-Oto Melara (CIO)