Exército faz encomenda bilionária de viaturas Guarani

O Comando Logístico do Exército Brasileiro (COLOG) assinará com a IVECO Veículos de Defesa um contrato correspondente à produção seriada de 1.580 viaturas blindadas VBPT-MSR 6×6 Guarani.

Essa frota será entregue em quatro lotes (723, 547, 275 e 35 unidades) ao longo dos próximos 20 anos, e compreenderá versões de transporte de tropas, comunicações, posto de comando, ambulância e armada.

Muitos desses veículos serão equipados com torres blindadas e estações de armas remotamente controladas REMAX, da ARES Defesa & Aeroespacial, e UT-30BR, da AEL Sistemas. O valor total do negócio está avaliado em quase 6 bilhões de reais.

A diferença entre o valor total referente às viaturas e o valor total estimado citado no Diário Oficial da União (DOU) fica por conta de itens como Manuais de Instrução, Conjunto de Ferramentas, Manutenção, Instalação e Montagens não especificados nos extratos de Inexigibilidade de Licitação publicado no dia 18 de novembro.

Mais dados do programa

Inicialmente foram adquiridos e pagos 16 Protótipos e 86 do Lote de Experimentação Doutrinária (LED), totalizando 102 VBTP-MSR em 2012. No anos seguinte, o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT) contratou mais 26 LED. Foram retirados e pagos ao longo de 2014.

Em 2014 o DCT contratou mais 60 LED. Essa unidades foram retiradas e pagas ao longo de 2015/2016. Os dois últimos foram liquidados em setembro deste ano. Com isso, 188 VBTP MR foram entregues e pagas pelo EB.

Note-se que a licitação maior, realizada por último, de 1.580 viaturas Guarani, foram efetuadas pelo COLOG e não mais pelo DCT.

Ivan Plavetz

 

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Na tarde de hoje, 27 de maio, um comboio com três viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 Guarani,...

No dia de hoje, 24 de maio, a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency – DSCA)...

A capital turca, Istambul, foi palco de discussões sobre segurança e defesa nos dias 21, 22 e 23. A Feira...

De acordo com a portaria nº 443-COTER/C Ex, o Exército Brasileiro (EB), através do Comando de Operações Terrestres (COTER), constituiu...

Comentários

DISPONÍVEL