O Exército Brasileiro (EB) continua demonstrando sua capacidade de mobilização e deslocamento de meios em todo território nacional, dando continuidade ao processo de maximização do poder de combate e fortalecer a capacidade militar terrestre no extremo norte do País.
No dia de ontem, 27 de dezembro, atracou no Porto do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), em Manaus (AM), o módulo logístico composto pelo novo empurrador novo Rio Negro e a balsa Juruá, retornando da cidade de Belém (PA), com equipamentos de apoio e 55 militares da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), a “Brigada Guarani”, de Cascavel (PR). Esse transporte comprova mais uma vez, a elevada capacidade logística do CECMA e evidencia a prontidão operacional do Comando Militar da Amazônia (CMA).
Estão a caminho as primeiras 16 viaturas blindadas multitarefa (VBMT) 4X4 Guaicurus, equipadas com sistemas de armas remotamente controlados (SARC) REMAX e torres manuais Platt MR550 Bi-Metal. Estas viaturas (e material de apoio) fazem parte de uma frota de cerca de 40 blindados sobre rodas que serão enviados 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), de Boa Vista (RR), até o primeiro trimestre de 2024, sendo que primeiras tem previsão de serem incorporadas a partir da próxima semana.
Alem disso, no período de 6 a 20 de dezembro, o 1º Batalhão Logístico de Selva (1º Blog Sl) recebeu a missão de apoio ao conjunto em manutenções preventivas e corretivas em viaturas e armamentos, coordenadas pelo Comando Logístico (COLOG), e com apoio de outras unidades do Sistema de Fabricação (SisFab) do EB, como o Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), envolvendo a troca de fluidos, manutenção dos sistemas elétricos, verificação e substituição de peças danificadas e limpeza dos tanques de combustíveis, dos tubos dos canhões, das lunetas e da parte ótica.
Como resultado deste esforço, já foram entregues seis viaturas blindadas de reconhecimento EE-9 M7 Cascavel, quatro viaturas de transporte especializado, seis obuseiros 105mm L118 Light Gun e armamentos leves de diversos calibres, sendo todos já disponibilizados para suas unidades.
Ainda dentro do contexto de maximizar o poder de combate da 1ª Bda Inf Sl, estão bastante adiantadas as obras da Companhia de Manutenção do 1º Blog Sl, que entregará dois pavilhões de manutenção e um de alojamentos, adicionando novas capacidades, como as de realizar a manutenção de 2º escalão das viaturas blindadas do recém criado 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado (18º RC Mec) e dos obuseiros do 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (10º GAC Sl).
(*) ERRATA: Informamos anteriormente que as VBMT Guaicurus já se encontravam em Manaus, mas elas chegaram no dia 29.
Respostas de 8
Olá Sr Paulo Bastos :
– Seria possível adiantar as entregas dos Blindados Centauro as nossas forças ?
Boa reportagem Bastos.
Minha pergunta,
Porque não enviar os Centauro 2 para Roraima? O que falta para isso acontecer? Precisamos deles urgentemente lá.
Até onde sei, eles não chegaram ao Brasil.
Boa tarde. Eu não encontrei o Centauro na
Lista de veículos enviada pelo Exército. Algum razão para isso? Eh o caça-tanques ideal para operar naquele TO.
muitos não acompanham o Tecnologia e defesa
Não chegaram centauro 2 No Brasil… previstos. 2 unidades pra 2024 pra teste… Formulação de doutrina manual padrão…
Não tem nada pronto no Brasil para operar o Centauro 2… suporte logístico, Mecânicos treinandos; motoristas, atiradores guarnição nada!
Não é simples como ir em uma a agência comprar seu carro e em 15 dias buscar e partiu viajar!
Bueno, então manda cascavel mesmo. Não temos nada melhor que isso, não é ? Está preocupado com os ATGM, então melhor nem enviar blindados pra
Roraima. Se preocupar com essa crise pra que?
Boa tarde a todos. Penso diferente dos camaradas que comentaram acima. Vejo como péssima ideia e até demonstração de fraqueza trazermos nossos únicos 2 Centauros, que hoje cumprem um propósito importante. Além do mais, que diferença fariam 2 armas como essa? Mesmo o inimigo mais fraco da America Latina teria ATGM de sobra pra cozinhar essas 2 blindados.
pessoal…pessoal..
não temos centauro ainda.
as duas viaturas estão previstas para este primeiro semestre.
as demais a partir de 2025/2026