O Exército Brasileiro recebeu 50 veículos blindados de lagartas AFV (Armoured Fighting Vehicles – Veículo Blindado de Combate) entregues pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) por meio do programa Excess Defense Articles (EDA).
Conforme T&D apurou em outubro de 2015 junto ao Exército Brasileiro, a aquisição foi encaminhada como parte do Projeto Estratégico do Exército – Obtenção de Capacidade Operacional Plena (Prg EE OCOP). O fornecimento foi posto em prática através do programa Foreign Military Sales (FMS) do DoD.

A frota inclui 12 veículos blindados de transporte de pessoal (APC) M113A2, 34 veículos posto de comando M577A2 e quatro veículos de recuperação M88A1.
Os blindados, todos anteriormente operados pelo Exército dos Estados Unidos (US Army), foram transferidos do Anniston Army Depot, no estado do Alabama, e do Sierra Army Depot, localizado no estado da Califórnia, para o porto de Nova York, de onde serão enviados ao Brasil por navio e desembarcados no porto de Paranaguá (PR).

De acordo com fontes próximas à operação de translado, a frota será embarcada pela empresa norte-americana Tigers Global Logistics. Conforme as mesmas fontes, os equipamentos de apoio operacional não estavam incluídos no carregamento.
Ivan Plavetz