Mostra BID Brasil 2024 – Exército Brasileiro adquire seu primeiro radar SABER M200 Vigilante

No dia de ontem, 04 de dezembro, durante a 8º Mostra BID Brasil, a Embraer e o Exército Brasileiro (EB) assinaram um contrato no valor de R$ 102 milhões, para a entrega de uma unidade do radar SABER M200 Vigilante já na configuração de série. O processo prevê ainda a continuidade da avaliação técnica e operacional do equipamento e seu futuro emprego nas unidades de Artilharia Antiaérea.

O equipamento utiliza tecnologia avançada e nacional de processamento de sinais para detectar e rastrear posições, trajetórias de aeronaves e classificar os alvos aéreos, o que garante maior autonomia da força terrestre em relação aos seus sistemas de defesa antiaérea. Além disso, possui gerador de energia integrado, o que facilita o seu transporte, seja por via terrestre ou aérea.

O EB será o primeiro operador do radar visando a aplicação de defesa antiaérea de baixa e média altura e o emprego deverá servir de referência para explorar oportunidades de uso em benefício das demais Forças Armadas Brasileiras e mercados de exportação.

Fonte: Embraer

COMPARTILHE

Respostas de 4

  1. Somente um? Onde estão os pedidos das 5 unidades iniciais? O correto seria ter um desses em cada Caex e base da Amazônia para proteção na região. Até hoje, me questiono o motivo de não haver um Saber M60 nas bases de fronteira. Conectando esses meios em rede, teríamos, literalmente, um ‘muro digital’ no Brasil.”

  2. Acho espetacular esse equipamento.
    É de alta mobilidade e pode ser instalado em praticamente qualquer estrutura, por mais simples que seja.
    Não sei qual o peso total do contêiner, mas se for possível sua montagem numa viatura do porte dos Guaicurus sua atuação e deslocamento seriam únicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *