Os blindados do Ariete e Centauro II, juntamente com as demais unidades do Exército Italiano que compõem o Grupo de Batalha Multinacional, comandado pelo coronel Federico Maddaluno, continuam trabalhando para garantir os mais elevados padrões de treinamento e eficiência das plataformas de combate, sediadas no contingente italiano.
No 32º Regimento de Tanques, em conjunto com integrantes dos demais contingentes, treina e coopera diariamente para melhorar o nível de interoperabilidade e agilizar procedimentos operacional, a fim de obter um instrumento militar eficaz, capaz de intervir prontamente, se necessário. Neste contexto, nos últimos dias os soldados do Grupo de Batalha conduziram o exercício Strike Back 24 nos mesmos moldes do exercício Iron Strike 24, que teve como objetivo testar o nível de interoperabilidade e prontidão operacional já alcançado.
Em consonância com a missão atribuída ao grupo de batalha, o exercício foi realizado através da execução de atividades táticas ofensivas, simulando cenários clássicos de guerra que nos permitiram conduzir treinamento com partes opostas, ou seja, com unidades opostas efetivamente implantadas no terreno, com ações de atrito e posterior neutralização de unidades inimigas. Cerca de 300 soldados, pertencentes aos 8 países que compõem o Grupo de Batalha, e 40 veículos e plataformas de combate foram utilizados para o exercício.
A missão da OTAN conduzida pelo contingente nacional é uma medida de natureza defensiva, proporcional e plenamente consentânea com o compromisso internacional da Aliança Atlântica que pretende reforçar os princípios da dissuasão e da defesa, contra potenciais ameaças e defesa dos espaços euro-atlânticos.
As operações conduzidas pelas Forças Armadas italianas no flanco oriental da OTAN são organizadas pelo chefe do Estado-Maior da Defesa e estão sob a coordenação e direção do Comando Operacional das Forças Conjuntas (COVI), liderado pelo general Francesco Paolo Figliuolo.
Fonte: Exército Italiano