Ex-comandante da Força Aérea da Colômbia testa T-50 Golden Eagle

De acordo com o portal de noticias Webinfomil da Colômbia, o ex-comandante da Força Aérea da Colômbia, general-do-ar (R) Tito Saul Pinilha, o qual exerce atualmente o cargo de embaixador na Republica da Coreia, realizou recentemente um voo de familiarização no jato de ataque leve e treinamento avançado T-50 Golden Eagle desenvolvido e produzido pela local Korea Aerospace Industries.

Conforme a fonte, o voo fez parte de uma visita oficial à Base Aérea de Gwangju para marcar os fortes laços de amizade e cooperação existente entre os dois países. Pinilha percorreu durante cinco horas as instalações da base período no qual recebeu um briefing geral sobre o T-50 antes de realizar o voo que incluiu manobras acrobáticas e avaliação das principais características operacionais da aeronave.

Quatro países empregam o A/T-50 em suas Forças Aéreas incluindo a Republica da Coreia. (Imagem: KAI)

Vale lembrar que a Força Aérea da Colômbia esta requisitando ao governo colombiano aeronaves mais modernas para sua aviação de combate, a qual opera atualmente jatos supersônicos IAI Kfir C10/C12 e os subsônicos Cessna A-37 Dragonfly. Alguns modelos já foram objeto de avaliação, entre eles, F-16 Fighting Falcon.

Ivan Plavetz

COMPARTILHE