No dia de hoje, 21 de julho, a empresa brasileira Eve Air Mobility, integrante do grupo Embraer, fabricante de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (“eVTOL”), fornecedora global de serviços para a mobilidade aérea urbana, anunciou um marco fundamental da montagem de seu primeiro protótipo do eVTOL em escala real. A aeronave, que foi produzida em Gavião Peixoto (SP), foi revelada durante a 45ª edição do Farnborough Airshow.
“Com dedicação e competência extraordinárias, nossa equipe de engenheiros conseguiu montar com sucesso nosso primeiro protótipo em escala real”, disse Johann Bordais, CEO da Eve. “Esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes, mas vamos além da criação de uma aeronave – estamos desenvolvendo um ecossistema completo de soluções para modelar o futuro da indústria de mobilidade aérea avançada.”
Junto à apresentação do protótipo, a Eve também anunciou a conclusão da seleção de fornecedores primários para a aeronave. À medida que avança para a próxima etapa de desenvolvimento, o protótipo embarca em uma série de campanhas de testes, com objetivo de avaliar cuidadosamente todos os aspectos operacionais e de desempenho, desde as capacidades de voo a recursos de segurança. As informações obtidas terão um papel crucial no aprimoramento do design e funcionalidade da aeronave. “Esta fase intensiva de testes marca o início do próximo passo fundamental em nossa jornada”, afirmou Bordais. “Ela garante que nosso eVTOL atenda aos altos padrões e expectativas que estabelecemos para desempenho e segurança.”
Com cartas de intenção para 2,900 eVTOLs, o produto da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (“lift + cruise”) com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi concebido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído. Paralelamente, a Eve continua desenvolvendo um amplo portfólio de soluções, incluindo o Vector, um software único de gerenciamento de tráfego aéreo urbano para otimizar e expandir as operaçõesem todo o mundo.
Fonte: Embraer